Os Barateiros!

Dany
Cada livro que lemos é uma oportunidade única de viajar  para lugares que talvez jamais tivéssemos a oportunidade de conhecer. É uma coisa tão deliciosa, tão intrigante, tão incrível! Pois é... sou tão apaixonada por livros que pensei, "de que forma poderia propagar essa paixão pro mundo?"

Faz um tempo que costumo resenhar, indicar ou desindicar livros, mas senti que deveria fazer algo mais. E então, veio a pergunta: por que não fazer vídeos falando dos livros? É mais do que uma resenha em forma de vídeo, é o registro do que os livros me proporcionaram! E assim nasceu o Barato Literário, que antes de unir forças com o Luan era apenas uma idéia e começou a criar corpo.  No começo era apenas um vlog que digievoluiu para vlog + blog + tudo o mais que possa haver na terra da leitura. E agora cá estamos nós!
  • Facebook  é só me adicionar e me avisar que me conheceu aqui do blog!
  • Skoob faz um tempo que não passo lá, mas existo nessas terras com certeza!
  • Tumblr onde escrevo sobre meus devaneios existenciais




Luan
Nome:  Luan Montà (e mais alguns sobrenomes)

Idade: 22 anos.

Um pouco sobre mim e minhas propostas: Hmmm, o que dizer, não é?  Bem, trabalho com ilustração e animação (fui eu que animei a nossa vinheta, apesar de os créditos pelo design do Senhor Barato serem do Danilo Rosa), e quando decidi cursar uma faculdade nesta área meus professores acharam isso estranho, ao contrário de minha família (minha avó gostou muito). Foi divertido!

Em paralelo com a faculdade, fiz um curso aos sábados por um bom tempo (três anos!) e em alguns trabalhos a Dany, que conheci por lá, estava no mesmo grupo que eu. Sempre mantivemos contato, até que ela me chamou para ajudar no vlog (e neste blog, obviamente) que ela tinha interesse em começar. Achei a ideia excelente! Não é todo dia que me convidam para algo tão fora do comum. Discutimos bastante sobre o que fazer e como fazer, tipos de livros a serem comentados etc. Escolhi os de literatura clássica, mas eventualmente falarei a respeito de livros que tratem de personalidades históricas ou ainda livros mais modernos que me interessem, quiçá algum poema (não sou um grande fã e/ou apreciador de versos, mas algumas obras podem vir a ser comentadas). Também tenho interesse em comentar livros que caem em vestibulares (aceito sugestões). De maneira geral, meus vídeos terão sempre a mesma estrutura: nome do livro, dados biográficos do autor, escola literária a qual pertence o livro (Realismo, Romantismo, Simbolismo etc) e características da mesma – tudo isso apresentado de maneira breve, já que não sou professor de Literatura e meu objetivo não é dar uma aula, mas ressaltar pontos interessantes e comentá-los -, mini resumo da história acompanhado de minhas opiniões sobre a mesma (com “minha”, quero dizer “não a tomem como sua opinião antes de ler o livro; nosso objetivo é apresentar o livro a vocês, apenas”). Lembrando que “resenha não é resumo”, como dito em nosso primeiro vídeo, portanto não apresentarei toda a história, apenas acontecimentos relevantes da mesma que eu ache interessante ressaltar em meus comentários. Um adendo: leio extremamente devagar... A Dany lê muito mais rápido que eu. Fora que eu às vezes releio capítulos inteiros, observo a construção das frases, pontuação etc. Por quê? Nem imagino... Coisa de Luan Montà, quem sabe... Bem, então já sabem que entre cada vídeo meu haverá um intervalo relativamente longo. E é isto.

Outras informações:
  • Meu facebook (não garanto que conseguirei responder todas as mensagens, mas podem me adicionar);
  • Meu blog (que começou como um protótipo de portfolio e que se tornou um apanhado de tudo que eu gosto e faço no meu dia-a-dia);


Josy



Oi pessoal, eu sou a Josilene Santos, leio desde que aprendi na escola e nunca mais parei, como um vício constante. Meu primeiro contato com blogs foi criando o MZB Universe, um blog dedicado a escritora Marion Zimmer Bradley. Ele começou de forma informal principalmente porque eu não achava nada sobre a autora por aqui, então eu resolvi criar. Ele já tem cinco anos, desde então, já participei de outros blogs como o Clube do Livro Online. Leio de tudo um pouco e também gosto de mangás. Adorei o convite de participar do Barato e espero que possamos compartilhar muitos livros juntos. Também sou desenhista, designer e jogadora de RPG.



Jeniffer
Oi, pessoal! Então, estou aqui para me apresentar, pois sou a nova editora de vídeos do Barato Literário. Como eu vim parar aqui? Bem...fui convidada pela Dany, claro! Parece que ela gostou de minha edição e espero que vocês também gostem!

Me chamo Jeniffer. Sou uma pirralha de 17 anos com meio metro de altura, gateira, que ama doces e novidades! Taurina, teimosa e espivetada, gosto de dar uma atenção especial ao “insignificante” tornando-o único.

Como toda a equipe do Barato, amo ler todos os tipos de livro. Há aqueles que eu devoro vorazmente sem deixar uma única vírgula ou vogal escapar, outros que eu petisco e vou apreciando vagarosamente, e alguns que descarto sem cerimônia. Não posso deixar de citar o quanto eu sou apaixonada pelo cheiro deles, podem ser novos ou velhos, tanto faz! Simplesmente adoro!

Costumo dizer que sou rata de sebo, esses estabelecimentos possuem livros que carregam uma história além das suas páginas. Existem muitas obras que não recebem a devida atenção, mas que são fantásticas! Achar esses tesouros é maravilhoso.

Apresento-me como essa metamorfose ambulante que gosta de tudo um pouco, ler, ouvir musica, escrever, desenhar, assistir animes, editar vídeos, cuidar de animais, compor musicas, jogar RPG, vídeo-game... Não tem tempo ruim para mim! Haha’

Darei o meu melhor para que nossa jornada aqui seja supimpa! 

Você me encontra no Facebook!