5 dicas para inserir a leitura na sua rotina

em quarta-feira, 16 de maio de 2018


Às vezes, parece que a vida da gente se torna um buraco negro sugador de tempo e nunca dá para fazer nada que não sejam as obrigações do dia-a-dia. O negócio é tão sério que não sobram nem aqueles trinta minutos diários para praticar um exercício, por a mente em ordem, dormir mais cedo ou nem mesmo dois minutinhos para tomar água como uma pessoa decente.

E se a gente não consegue nem dormir direito, quem dirá tirar do limbo aquele livro maravilhoso e terminar de lê-lo, não é mesmo? Por isso queimei a mufa e tentei transformar em 5 dicas as coisas que eu faço (e que já testei com outras pessoas) para não chutar o hábito da leitura para outra dimensão.

A questão, a big, extra large, gigantona questão é que, com um pouco de atenção e vontade, é possível agregar praticamente qualquer coisa à nossa rotina.

Então vamos logo conferir essas tais 5 dicas para inserir a leitura na sua rotina e mandar ver:


1 – Comece pelo o que você gosta


Sabe aquele autor que sempre que você lê, não quer fechar o livro enquanto não terminar a história? Exatamente. Esse é um ótimo candidato. É por aqui mesmo que a gente deve começar, já que as chances de largar esse livro no meio são menores.
Se não tem um autor favorito, separe um livro do seu gênero favorito. O importante é dar uma chance de ser fisgado para o mundo das páginas (mas se você não sabe nem se tem um gênero predileto, talvez esse artigo aqui possa te ajudar)

2 – Estipule metas (também conhecido como DESAFIE-SE)


Estipular metas vai do gosto do freguês: você pode optar por ler uma quantidade de capítulos por dia, pode definir uma quantidade de páginas por dia, ou até por semana.

Quando estipulamos uma meta, o cérebro fica muito encucado de não ultrapassar a linha de chegada. Já percebeu que quando a gente estipula algo e não consegue chegar lá ficamos meio jurururs? Pois é, o nome disso é frustração. Você não quer ficar frustrado e eu não quero que você se frustre. Então o que a gente faz? Fazemos o nosso melhor.

Sempre que estipulo metas, o meu intuito é ir mais longe do que já fui antes. Okay, tem pessoas que fazem isso para não se perderem no meio do caminho quando estão fazendo algo. O lado bom, é que essa dica abraça os dois lados: Você vai mais longe e a gente não perde o foco.

3 – Defina horários


“Todo dia às 19:30 eu vou pegar o meu livro e ler até o olho cair”.  Essa é uma dica para quem se encontra num estado crítico em que se atualizar nos memes das redes sociais, salvar bichinhos fofos no Pinterest e ver os mil tópicos de conversa no WhatsApp é mais interessante do que retomar a sagrada leitura daquele livro delicioso. 

Se você está assim, reserve um tempinho do seu dia para deixar o seu celular no “modo avião” enquanto lê, deixando as distrações de lado. Deixe o mundo rodar sem você só pouquinho e aproveite para conhecer outros universos enquanto lê.

MAS... se você não é um caso desse, abra brechas no seu dia: você pode ler no seu horário de almoço, no trajeto de ônibus/metrô ou antes de dormir. O importante é manter suas metas em dia!

4 – É disciplina que chama, né?


Você já separou o livro do seu autor favorito, já marcou suas metas no calendário e até programou o celular para entrar no modo avião sozinho todo dia no mesmo horário. Mas aí... os amigos chamaram para um rolê imperdível. A sua mãe quer que você lave a louça. Aquela milésima temporada da sua série favorita finalmente estreou no Netflix. Ops! Foi facinho largar o livro e o planejamento.

Não estou dizendo que você deve dizer não a todo mundo e se isolar numa caverna para ler (pensando bem, até que acho essa ideia razoável, hahaha). Mas quando surgirem outros compromissos, você pode remanejar a sua leitura. Furar de vez em quando é normal. Mas a exceção não pode virar a regra, certo?

5 – Um livro por vez e devoraremos todas as bibliotecas do mundo!


Ou, pelo menos, terminaremos os livros ainda não lidos da estante. Se a sua vida já é uma montanha russa desenfreada, tentar ler mais de um livro de uma vez pode ser o começo do seu fracasso. Claro que se você estiver disposto, ninguém vai te impedir. Vai que você está desenvolvendo um cérebro com a mega habilidade da leitura simultânea? Eu que não vou podar ninguém.

Na fase de tornar a leitura um hábito diário, ler um livro de cada vez vai trazer mais segurança e aumentar aquela sensação boa de terminar mais um livro na sua coleção mental. Isso propicia mais prazer na leitura e a gente se envolve mais com o universo que estamos visitando no momento.

Em fim...

Nesse post, por motivos óbvios, eu puxei sardinha para o hábito da leitura, né? Afinal, ler é o maior barato e a gente quer dominar o mundo através da leitura!

Só para constar, essas dicas servem para você inserir qualquer coisa na sua rotina: desde exercício até aprender outra língua, por exemplo. O importante mesmo é fazer aquilo que a gente se propõe e nisso, fazermos o nosso melhor.

E aí, curtiu nossas 5 dicas para inserir a leitura na sua rotina? Acha que me esqueci de alguma? Deixe suas dicas nos comentários e... até a próxima folks!

Nenhum comentário:



Topo