Quem Ama, Cuida!

em segunda-feira, 20 de julho de 2015

Olá, Barateiros!

Ah...Eles são bons em todos os momentos. Acordamos pensando neles, tomamos café tentando adivinhar o próximo parágrafo, tomamos banho imaginando nossa vida no lugar da personagem principal e por fim, saímos de casa com ele em mãos, esperando pelos preciosos minutos que passaremos juntos.

Afinal, na correria do dia-dia, no metrô, ônibus ou no ponto, gostamos de poder sacar a nossa arma secreta quebradora de realidades monótonas: Os livros! Só que nem sempre prestamos muito atenção em como os carregamos na mochila ou bolsa, no modo que os guardamos em casa ou até mesmo na forma que o seguramos! Pequenos detalhes como esses podem fazer toda a diferença na conservação deles, crianças! Sem mais delongas, confiram!

1.Na mochila/bolsa




Okay, seja de homem ou de mulher, mochilas/bolsas em geral têm a sua desordem. Mas convenhamos que fazer o pobrezinho do livro dividir espaço com o perfume, desodorante ou garrafa d’água não é lá uma boa idéia, né?

O simples fato de carregá-lo nelas pode fazer com que a bela ilustração da capa fique cheia daqueles “risquinhos”, parecendo que desenhou o mapa Mundi por cima dele.
Salvando-o das ameaças perfumosas, molhadas e perfurantes,o ideal seria acomodá-lo com um lenço ou cachecol macio. Isso garante que a capa permaneça nova e que as arestas do livro não se desgastem. Cubra-o de uma forma que ele fique completamente imerso no tecido sem dobrar. Outra alternativa são as capinhas protetoras para livros, feitas de tecido.

Caso tenha marmita, suco ou até mesmo o risco de pegar chuva, vale também colocá-lo em uma sacolinha plástica. Eu mesma já tive surpresas com marmitas, bastou correr atrás do ônibus que o interior da bolsa virou uma mistureba de arroz e salada de pepino. Haha’

2.Em casa



Essa dica vai para aqueles que pensam que, se não mexerem no livro, ele permanecerá novo. Nã-não! Assim como a nossa pele, as páginas dos livros precisam respirar. Mantê-lo tempo demais na estante fará com que as folhas absorvam o pó e sujeiras por ventura deixadas nelas.  O resultado são aquelas manchas amareladas e a perda do precioso cheiro de novo que seu amiguinho tem. Você só precisará folhear de tempos em tempos, um a um, permitindo que respire um pouco e depois colocá-lo de volta em seu devido lugar. Simples, não?

 O local onde guardamos também influencia na aparência deles.Se estiverem em caixas, tire-os de lá o mais rápido possível! Em caixas eles estragam muito rápido.

Se for uma estante de madeira, ela tem propensão para atrair traças se não receber limpeza regularmente. Para higienizar, não passe óleo de peroba e outros produtos úmidos. Uma flanela seca e bem passada nos cantinhos já é mais do que o suficiente.Caso seja uma superfície de metal, utiliza-se do mesmo processo. Procure passar espanador ao menos uma vez por semana e fazer uma limpeza mais atenciosa uma vez por mês.


 Observe bem como os organiza: Se são enfileirados, certifique-se que não estejam tombados e sim encostados uns nos outros em ângulo reto, não os deixe muito apertados, pois o ato de puxar pela lombada pode danificar seus livros.
Evite cômodos úmidos demais ou muito quentes, lembre-se que o livro precisa respirar, portanto janelas sempre abertas!  Assim manterá as suas preciosas páginas bem protegidas e felizes.



3. Em mãos



Não passem creme para mãos antes de pegar no livro, por melhor que ele absorva e que você tenha certeza que sua mão estará sequinha, se ficar algum resíduo nele, poderá manchar a página com o passar do tempo. Não preciso nem falar de alimentos e afins, né gente?
Para manter a lustrosa aparência de novo, não “quebre” a lombada do livro ao meio enquanto lê.  Jamais dobre para trás a parte que não está lendo e segure-o de com as duas mãos. Respeite a abertura natural deste, evitando dobras e futuras páginas soltas.
Ao mudar de página jamais molhe os dedos com saliva! A gordura e saliva acidificam a página, tornando quebradiça e amarelada com o tempo, além de atrair insetos.

Enfim, essas são minhas dicas para cuidar desses tesouros! E você, conhece mais alguma maneira de preservar seus livros? Conhece algum truque? Comenta aqui que vou adorar trocar figurinhas!

Nenhum comentário:



Topo