MOXIE: Quanto as garotas vão à luta.

em segunda-feira, 1 de abril de 2019

Título: MOXIE: Quanto as garotas vão à luta.
Editora: Vêrus
Autor: Jennifer Mathieu
Gênero: Ficção, Young Adult. 
Páginas: 288


Vivian Carter estava apenas cansada do que acontecia na sua escola ano após ano: jogadores do time de futebol que eram protegidos pela direção e achavam que isso lhes dava o direito de serem tratados melhores que os demais alunos. As regras de vestuário que se aplicavam apenas as garotas da escola e as culpavam pelo assedio dos garotos.

Quando jovem a mãe de Vivian fazia parte do grupo Riot Grrrls, um grupo feminista meio punk que lutava pelos direitos e fazia protestos e fanzines.

Ao olhar a caixa de recordações da sua mãe, Vivian se inspira e toma de coragem para fazer o primeiro número de Moxie. O seu zine revolucionário para as garotas da escola de East Rockport no Texas. 

Ao som da trilha de bandas de rock dos anos 90, nossa protagonista espalha sua mensagem em segredo. Ela é tímida e não quer que ninguém saiba de seu lado revolucionário. Mesmo assim quer mudar as coisas ao seu redor. 

O que começa com essa pequena folha de sulfite impressa e distribuída anonimamente nos banheiros, acaba por se tornar a semente da revolução dos direitos na escola.  

O livro é viciante, li em um dia e ele mostra de maneira muito didática como alguns comportamentos da sociedade que é "natural" são na verdade reflexos de sexismo e machismo.  Ele também inspira a união feminina em um termo que está em moda atualmente: sororidade. Auxiliar e ser solidária a outras mulheres além do meio que você convive, apenas por serem também mulheres.

Claro também somos apresentados a mãe de Vivi, suas amigas e ao seu paquera na escola. A autora obviamente criou ele para mostrar que nem todos os garotos/homens são idiotas como os caras do time de futebol da trama. Esses enquadram o tipo esteriótipo do machista padrão juvenil americano ao quadrado. 

Foi uma escolha de roteiro talvez óbvia, mas expõe a trama de forma simples e com personagens carismáticos.  Moxie é o terceiro livro de Jennifer Mathieu, primeiro a ser publicado no Brasil, sua edição conta com ilustrações dos zines que a protagonista faz e passam perfeitamente a atmosfera do que está acontecendo no colégio. 

Ele recomendado para todos, embora o foco seja direcionado as garotas adolescentes.
 

Nenhum comentário:



Topo