O Olho do Mundo - A Roda do Tempo

em terça-feira, 3 de novembro de 2015

Autor: Robert Jordan
Gênero: Ficção, Fantasia, Aventura
Páginas: 798
Editora: Intrínseca

Gosta de grandes épicos de Fantasia? Com grandes batalhas, criaturas mágicas e profecias? Gosta da Jornada do Herói? Então você vai amar A Roda do Tempo. 
O Olho do Mundo é o primeiro volume da série que possui quatorze livros. Neste primeiro somos apresentados aos personagens principais e sua primeira jornada na luta contra o mal. 
Num mundo medieval houve uma grande batalha entre o bem e o mal, tão grande que o mundo se rompeu. Terremotos, maremotos, continentes inteiros desapareceram em meio ao caos com a vitória do mal. Sim, o mal venceu quando o herói chamado de Dragão foi corrompido pelo poder de seu rival, o Tenebroso.
A Roda do Tempo tece os fios das vidas dos homens, e neles eles estava escrito para quem sabe ler a profecia, que o Dragão Renascido retornará para lutar pelas forças do bem e mais uma vez aprisionar o Tenebroso. No entanto ele também trará a guerra e mais uma vez o mundo se partirá.
Em meio a este futuro sombrio, temos no presente o pequeno vilarejo de Dois Rios. Rand al' Thor é apenas um garoto ansioso pelo festival e as celebrações do fim do inverno. Embora as colheitas e o clima estejam prejudicando os territórios trazendo insegurança, a expectativa de um festival alegra a vida de todos em Dois Rios. 
Nesta parte somos apresentados também a seus amigos: o brincalhão Mat Cauthon, o aprendiz de ferreiro Perrin Aybara e a garota por quem Rand tem uma queda, Egwene al' Vere que na maior parte do tempo está seguindo a Sabedoria (curandeira e conselheira da região) Nynaeve al' Meara.
Tudo vai bem até que a casa de Rand e o vilarejo são atacados por seres que só existiam nas lendas. 


http://tikos.deviantart.com/art/The-Eye-of-the-World-260924070
 Ataque no vilarejo dos Dois Rios


A única razão do vilarejo não ser totalmente arrasado é pela presença de dois viajantes no local: a misteriosa Morraine e seu guardião Lan. 
Morraine, após o combate alerta Rand, Mat e Perrin que os ataques irão continuar. Assim como ela própria, o exercito das trevas está em busca do Dragão Renascido, e embora ela não saiba quem, tudo indica que um dos três garotos é o predestinado.
Em pânico, o grupo parte para salvar o vilarejo deixando suas famílias e amigos para trás em uma jornada perigosa e sombria.
Embora aceitem a ajuda de Morraine, não confiam nela, pois a mesma é uma Aes Sedai. Uma feiticeira que pode tocar o Poder Único que move A Roda do Tempo, o mesmo poder responsável pelo rompimento do mundo. Mesmo assim seguem em frente, pois não há mais como voltar depois das descobertas que fazem. 


Lan e Morraine Sedai

Não existe outra forma de eu descrever este livro além de RPG (role playing game). 
Quem já jogou uma partida, sabe como o jogo se desenrola: um grupo de personagens em uma campanha de missão épica com diversas aventuras no  caminho nas cidades por onde passam. 
Está foi a impressão que tive com este livro, que estava em uma grande partida de RPG magos, bardos, guerreiros, monstros, reis e rainhas.
E como uma jogadora de RPG, confesso que adorei o livro. As 798 páginas voaram rapidamente nas minhas mãos. Fazia muito tempo que não lia um livro grande tão rápido quanto li este. Devorei as páginas e fiquei com vontade de saber mais sobre Rand, Perrin e companhia. 
Robert Jordan criou um universo clássico de fantasia, com muitas referências ao nosso mundo. Um exemplo são os festivais do livro que são claramente baseados nos festivais celtas. Jordan faleceu enquanto escrevia o décimo primeiro volume. Porém antes de morrer deixou anotações e falou a diversas pessoas o destino final de sua saga. 
A série foi concluída pelo autor Brandon Sanderson (Mistborn, Elantris) que é um grande fã da saga e ficou muito feliz em participar da conclusão da mesma. 
Os livros estão sendo publicados semestralmente pela Editora Intrínseca, para felicidade dos fãs da série e minha também.
Então, que tal vocês conhecerem e viajarem com  A Roda do Tempo? ;)


http://www.benjaminrose.com/wordpress/wp-content/uploads/2013/02/01-The-Eye-of-the-World-outside.jpg


Saga: A Roda do Tempo 

1º livro - O Olho do Mundo
2º livro - A Grande Caçada
3º livro - O Dragão Renascido
4º livro - A Ascensão da Sombra
5º livro - The Fires of Heaven (inédito)
6º livro - Lord of Chaos (inédito)
7º livro - A Crown of Swords (inédito)
8º livro - The Path of Daggers (inédito)
9º livro - Winter's Heart (inédito)
10º livro - Crossroads of Twilight (inédito)
11º livro - Knife of Dreams (inédito)
12º livro - The Gathering Storm (inédito)
13º livro - Towers of Midnight (inédito)
14º livro - A Memory of Light (inédito)
Livro extra - New Spring (inédito)

Nenhum comentário:



Topo