Salão do Livro de Guarulhos 2014 e Helena Gomes

em quinta-feira, 25 de setembro de 2014



Hoje eu fui na primeira missão de campo como Barateira.
Local da missão: Salão do Livro de Guarulhos.

O Salão do Livro de Guarulhos não é um evento novo, esta já é a quarta edição dele na cidade. Problemas na divulgação do evento infelizmente impedem que a grande parte do público leitor saiba das atrações e compareça ao evento. Digo isto porque durante o dia o grande público alvo são as crianças das escolas da região que vêm em excursão.

Um ponto contra muito sério, pois, a má divulgação faz o público leitor não saber do evento e não comparecer a ele.

Um a favor seria o incentivo a leitura para o público infantil, você repara até nos estandes que grande parte dos livros dispostos são voltados para as crianças e professores este ano. Como incentivo a prefeitura também disponibilizou para os professores e alunos da rede municipal o "Credi Livro", um vale para aquisição de livros no evento, incentivando que todas as crianças na escola e os professores possam sair com algum livro de lá. 
O Salão deste ano também teve como tema a América Latina, batizando seus espaços com nomes consagrados como Pablo Neruda, Tatiana Belinky, Gabriel García Márquez e Sabotage.
Em um dos estandes que visitei e fui muito bem recebida pelas vendedoras da Editora Peirópolis, eles tem clássicos como " A Ódisseia" de Homero e " A mão e a luva" de Machado de Assis adaptados em quadrinhos.


                                                Estande Editora Peirópolis


O evento teve a presença de diversos autores, palestras e shows em todos os dias, para as crianças foi também organizado "Contação de Histórias". Outro ponto positivo foi a divulgação dos autores da cidade, havia um estande exclusivo para os autores guarulhenses e para a Academia de Letras de Guarulhos.
Também havia uma área para os ebooks e espaços para descansar e aproveitar a leitura.


Espaço para leitura e descanso pós compras.


                                    Corredores lotados com o público infantil. 


               Estande da Prefeitura com Publicações sobre os eventos anteriores.


Minha missão no entanto foi a de prestigiar a Palestra da autora Helena Gomes. Jornalista, Professora Universitária, Helena é organizadora de diversas antologias e autora de muitos livros para o público infanto-juvenil.  Também foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti e três de seus livros já receberam o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Sendo indicados para professores e escolas.


                                                Palestra da Helena Gomes


Público infantil lotado! 


Helena esteve no evento e palestrou sobre a jornada do herói nos contos de fadas. Como fã do trabalho da autora, fui lá pedir meu autografo nos meus livros, principalmente o meu preferido "O Arqueiro e a Feiticeira" primeiro volume da saga "A Caverna de Cristais", que agora está sendo publicada em ebook pela Editora Rocco.

A autora também falou do próximo conto "O Primeiro Guerreiro", que será distribuído para baixar gratuitamente pela Editora e fala sobre o passado de alguns personagens da Saga.

Helena foi muito gentil e simpática, e disponibilizou para o Barato Literário sortear um de seus livros: "Erik Vermelho", inspirado nas lendas Vikings e publicado pela Editora Berlendis e Vertecchia. Melhor dizendo, ela não apenas disponibilizou como AUTOGRAFOU.

Então em breve caros amigos Barateiros, teremos um sorteio envolvendo este livro. Fiquem de olho!

 Josilene e Helena Gomes.

Helena autografando "Erik o Vermelho"






Livro, Ilustração e Autografo

Até o último dia do evento o Salão contou com diversos autores, debates e shows para todos os tipos de públicos, esperemos que nos próximos tenhamos a mesma qualidade e com maior divulgação para que o público cresça cada dia mais.

Convido também a todos a conhecer o trabalho da Helena Gomes, seus livros são encantadores e tem universos únicos, além da " Caverna de Cristais", ela também tem diversos outros títulos como "Lobo Alpha", "Código Criatura", "Kimaera", "Tristão e Isolda" (adaptação), "Erik  Vermelho"...

Para encerrar os links do Salão, da Helena e a Foto da nova versão da Saga "Caverna de Cristais" em ebook da Editora Rocco com capas lindíssimas.

Baixe os Contos e Confira os Livros da Caverna de Cristais: http://www.rocco.com.br/index.php/baixe-gratuitamente-novo-conto-de-helena-gomes/

Lindas Novas Capas da Série

Nenhum comentário:



Topo