Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare

em quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Fiquei pensando em diversos livros para iniciar no meu primeiro post aqui, por fim eu me decidi por um dos primeiros livros que fizeram com que eu me tornasse uma leitora: "Sonho de uma noite de verão" de William Shakespeare.
Com certeza você já deve ter esbarrado neste livro fininho nas prateleiras da biblioteca da sua cidade ou colégio, isto porque ele teve diversas adaptações principalmente para o público juvenil.
O livro na verdade é inspirado em uma das peças teatrais de Shakespeare, famoso principalmente pelo romance trágico de "Romeu e Julieta".


O livro se destaca por ser uma comédia romântica muito leve e encantadora, embora a primeira vista você possa achar estranho a capa com um homem com cabeça de burro de mãos dadas com uma fada vestida de bailarina. A história quando se desenrola faz você torcer pelos personagens e rir com os seus desencontros.
Na trama que se passa na Grécia antiga, a jovem Hérmia está apaixonada por Lisandro que também a ama, mas seu pai a promete em casamento para Demétrio. Em desespero, Hérmia combina de fugir com Lisandro na noite do Solstício de Verão.
A única a quem Hérmia revela seus planos, é sua melhor amiga Helena, que sem pensar duas vezes, vai correndo dedurar o plano para Demétrio. Não entendam mal, Helena não quer prejudicar a amiga, ela contou o plano para que Demétrio se desse conta de que Hérmia não o ama e desistisse dela, e assim Helena pudesse lhe declarar seu amor, pois Helena é apaixonada pelo noivo da amiga.
Obviamente o plano dela não dá certo e Demétrio vai feito louco impedir a fuga dos dois namorados, Helena obviamente se dando conta do que fez segue Demétrio tentando em vão fazer com que ele se apaixone por ela.

 Lisandro ao lado de Hérmia, Egeu pai de Hérmia apoiando Demétrio como noivo e Helena.


Neste parágrafo você já tem uma ideia de toda a confusão dos personagens, ai vocês perguntam mas e o burro e a fada?
Em paralelo a tudo isto, vemos o reino das fadas da Rainha Titânia e do Rei Oberon. Os dois brigam constantemente, com raiva da esposa Oberon pede a seu elfo Puck para armar uma armadilha com uma poção do amor para Titânia, antes porém Puck esbarra no quadrado amoroso dos personagens principais na floresta e resolve "ajudar" com sua poção.
Para saber como toda esta confusão termina e o que o personagem com a cabeça de burro faz no meio disto tudo, convido vocês a lerem este livro.
Espero que tenham gostado da resenha e ela faça com que vocês conheçam um pouco mais desta obra e do autor.

Personagens

Nenhum comentário:



Topo