Dica de Leitura - Território V

em segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Organizador: YSATIS, KIZZY
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: TERRACOTA
Assunto: Literatura Nacional - Terror e Sobrenatural
Edição: 1
Ano: 2009
















Só agora me surgiu o pensamento de que tenho lido muito vampiro e lobo ultimamente... palavra de honra que farei uma ginástica literária para trazer uma dica de leitura “não –vampírica” da próxima vez, ok? Mas por enquanto, fiquem com essa dica:

Território V é uma antologia de contos vampíricos organizada por Kyzzy Ysatis, apresentando contos de Flávia Muniz, Giulia Moon (que também está presente no prefácio), Raphael Draccon, Octávio Carriello (responsável por essa capa MA- RA-VI-LHO-SA), Cid Vale Ferreira, Camilo Vannuchi, Luis Eduardo Matta, Marcelo Maluf, Cláudio Brites, Juliano Sasseron, Fábio Fabretti, Izabelle Lemgruber, Solone de Arruda, Douglas MCT, Lizy Tequilla, Isaac Moraes, Sidemar Castro, Israel Teles, Chris Sevla,  fechando com um conto do próprio Kizzy.


A premissa do livro é apresentar contos que remetam aos vampiros clássicos, territorialistas e sedentos de sangue, que perdem o fio delicado de suas paciências imortais por motivos escusos. E apesar de ter um ou outro conto aqui e ali que não tenha me apetecido, o resultado final cumpriu muito bem o tema proposto, tanto que valeu como dica de leitura aqui no blog!


O projeto gráfico é um desmaio para os sentidos dos leitores vampíricos, com a parte interna da capa em preto, assim como a abertura de cada conto em página preta e a imagem do escritor em preto e branco. Chique, estiloso, enfim, um arraso!


Super indico essa leitura para quem curte a temática vampiresca e para quem não curte também afinal, quando o livro é bom não tem desculpa para não ser lido, não é mesmo?

Meu caso com esse livro...


Sabe, eu gosto de contar minhas histórias com os livros que leio tanto quanto gosto de falar das histórias que leio nos livros.  Território V passou um tempo na “prateleira dos ainda não lidos”, pois demoro um pouco para ler antologias de contos, como se precisasse de uma preparação mental: afinal, um livro de contos é como um livro com vários livrinhos dentro de si, o que às vezes me deixa confusa, seja pela história curta ou pela forma com que os contos terminam, e talvez por isso, eu tenha o costume de ler antologias de contos quando estou afim de algo mais descompromissado. E assim, Território V ficou passeando na minha estante para lá e para cá, até que um dia escorregou na minha bolsa e viajou comigo.


Depois de toda essa novela, sou muito sincera em dizer que é um livro delicioso! O adquiri em meados de 2013, no estande da editora Terracota durante um evento literário onde haveria várias palestras. E lá estava eu, toda encantada com a palestra sobre criação de personagem ministrada pelo Kizzy Ysatis, que aliás,  foi o organizador dessa antologia. Deu para ver e sentir o cuidado nos detalhes e na escolha dos autores e contos. Quem já leu alguma coisa do Kizzy, sabe dessa mania que ele possui de tornar os livros uma viagem com um quê entre onírico e poético (e aqui me refiro descaradamente ao “Diário da Sibila Rubra” um de meus livros favoritos escrito por ele).


Até a próxima!



Nenhum comentário:



Topo