A Sétima Torre- A Queda

em sábado, 14 de fevereiro de 2015

Autor: Garth Nix
Gênero: Ficção, Fantasia, Aventura
Páginas: 206
Editora: Nova Fronteira

Tenho este livro há treze anos. Quando o vi na livraria fiquei intrigada com a capa, me chamou a atenção o logo da "Lucas Books", porque este livro foi inicialmente publicado pela Editora de George Lucas, o diretor dos filmes do universo "Star Wars".
E por último, mas não menos importante, o que me convenceu a comprá-lo foi a frase de chamada da contra-capa, que diz: "O Céu vai vir abaixo." E sinceramente, nunca me arrependi e sempre o recomendo a todos que conheço.
No universo do livro somos apresentados a um mundo coberto por um mágico véu negro, que se estende por toda a superfície impossibilitando a entrada de luz solar. 
Como substituto são utilizadas "Pedras-do-Sol", estas são pedras de energia solar e também são símbolos de status nesta sociedade, na qual está o nosso cenário inicial: O Castelo das Sete Torres.
Neste castelo as pedras-do-sol são cultivadas no topo das torres em redes e colhidas periodicamente para o uso. As Torres são um sistema de divisão de castas que atribuí o status social para as pessoas que habitam o Castelo. 
As Torres são separadas pelas sete cores do espectro do arco-íris. Sendo a casta inferior da cor Vermelha, onde normalmente as pessoas viram servos das classes mais altas. A última, é superior é a Violeta; sendo a classe da Imperatriz, que é quem governa o universo do Castelo. Também existe um sistema de magia de luz que envolve as pedras e as cores do arco-íris. Um detalhe importante é que ninguém pode sair do castelo, pois dizem que fora dele há apenas um mundo de gelo inóspito e sem vida.
Agora que já conhecemos o mundo, vamos conhecer nosso protagonista: Tal. (Sim, é um nome estranho mesmo)
Tal está prestes a completar treze anos, pertence a casta Laranja e acaba por se ver envolto em um grave problema: seu pai saiu em missão para a Imperatriz levando a pedra-do-sol original da família e desapareceu na missão. Sua mãe está com uma doença degenerativa que a mantém presa a cama sem poder sair. Sendo assim, Tal ficou responsável por cuidar de seus irmãos mais novos e da mãe. 
Mas, este ainda não é o principal problema de Tal. Ele precisa desesperadamente de uma pedra-do-sol nova. Isto porque ao completar treze anos, todos os adolescentes devem ir a Aesir, o Reino dos Espíritos. Estes espíritos são a razão de ter sido construído o véu, que impede que eles entrem neste mundo, quando descem no entanto eles tomam a aparência de sombras. 
Porém foi descoberto pelos criadores do véu, que se você capturasse este espirito no reino de Aesir usando uma pedra-do-sol,  você poderia torná-lo sua sombra pessoal (pense que você está andando e quando olha para o chão a sua sombra se mexe diferente, tem vida própria e a forma de algum monstro), elas se tornariam então servidoras/escravas daqueles que a capturaram. Então estabeleceu-se um costume: Ao fazer treze anos o jovem deve ir com uma pedra-do-sol capturar uma sombra de Aesir para ser sua. 
Tal tem treze anos e agora sem a pedra-do-sol da família, ele se encontra em um dilema. Se ele não conseguir outra pedra-do-sol para chegar até o mundo de Aesir e conseguir uma nova sombra, ele será rebaixado de casta e separado de sua família para sempre. 
Nasce então a busca desesperada de Tal pela pedra-do-dol e a partir daí confusões e aventuras impensáveis compõem sua vida, levando-o ao ato desesperado de escalar uma Torre para consegui-lá, da qual ele caí...
A leitura é contagiante, o autor nos aprisiona logo em seu primeiro capítulo. Na verdade, o capitulo zero, no qual ele narra uma cena central do livro cheia de ação. Depois seguimos para a primeira parte do livro na qual somos apresentados ao universo e os problemas de Tal, para em seguida, na segunda parte temos o desfecho de sua queda no mundo de gelo, que no fim das contas possui alguns habitantes nem sempre receptivos...
Um dos personagens mais bacanas e que se destaca na trama é o tio de Tal, Ebbit. Ele aparenta ser um velho louco, mas é quem mais irá ajudar Tal em sua busca pela pedra-do-sol e a resolver seus problemas. Milla também é uma outra personagem chave que somos apresentados e serve para contrastar com a personalidade de Tal.
A série tem seis livros e pretendo falar dos outros em futuras resenhas, convido a todos a embarcar nesta aventura com personagens marcantes que te acompanharão muito tempo depois de ter acabado de ler.

Sinopse: O céu vai vir abaixo.
Tal viveu toda a sua vida na escuridão. Nunca saiu de seu lar, um misterioso castelo de sete torres, e não percebe a ameaça que irá separá-lo de sua família e de seu mundo.
Mas Tal não pode ficar a salvo para sempre. Quando chega o perigo, ele precisa desesperadamente escalar a Torre Vermelha e roubar uma Pedra-do-Sol. Ele alcança o topo mas...
...cai num estranho desconhecido mundo de guerreiros navios no gelo e magia oculta. Lá, Tal faz um inimigo que irá salvar sua vida- e que possui a chave de seu futuro.

Nenhum comentário:



Topo