Como descobrir seu gênero Literário?

em segunda-feira, 26 de outubro de 2015



Saudações, caros Leitores Baratais!

Hoje venho aqui trazer mais uma matéria visando, claro, iluminar o caminho daqueles leitores que buscam se encontrar,independente de seu destino. Ninguém melhor que uma menina meio perdida pra entender o que vocês sentem, não é mesmo?
Ao longo do meu Caminho Das Letras, trarei sempre novidades que facilitarão a jornada do próximo, então aqui está mais uma dificuldade que todo leitor passa, seja no começo ou após anos de “atuação na área”. 
Para aqueles que acabaram de ingressar nesse caminho, é normal essa agitação e ansiedade para encontrar seu gênero predileto, até porque o indicado é fazer exatamente isso. Mas...Como descobrir o seu gênero literário?


Aqui vão algumas dicas que podem servir para você, confira!


01. Avaliando o seu gosto

Geralmente, gosto é gosto e não se discute, então observe o que lhe apetece geralmente. 
Usaremos a tia Jeni aqui como exemplo: adoro filmes de terror com aquele mistério que consome nossas mentes antes de ser desvendado e, depois de esclarecido, deixa espaço para um bilhão de interpretações. Com os livros não é diferente, ao escolher eu dou preferência aos de mistério sombrio e tom sarcástico. É um bom começo, experimente escolher os gêneros que se aproximem dos que já tenha enraizado em você, facilita bastante.
Há outras áreas que lhe ajudarão, como matérias escolares. Teoricamente se você ama história e adora viajar nos contextos e culturas de tempos passados, Tchã-ram! Achamos mais uma pista da direção certa. Observe que tudo aquilo que em você gera fascínio, irá te guiar para encontrar o seu gênero, seja por religião, história, fantasia ou erotismo.
Se você é do tipo que prefere os livros finos, procure por crônicas, poemas ou contos. São formatos que se aproximarão mais do que te dará prazer em ler. Mesmo que esteja procurando um gênero, se desde o início evita os mais grossos, significa que não é esse o seu gosto. Então, logicamente, não há motivo para insistir nos mais gordinhos, certo?



02. Livros de contos
Uma boa pedida também é começar a ler livros com contos de vários temas e fazer uma resenha para cada conto. Assim feito, leia e observe aquele que mais lhe deu prazer em ler, ao que mais absorveu os detalhes, qual teve maior facilidade em terminar e o porquê de tudo isso. Avalie atentamente que, no mínimo, sairá dessa experiência com pelo menos um passo mais perto de achar seu gênero literário.

Eu indico Os Segredos do Rei do Fogo, de Kim Edwards, para começar. 



03.Avalie sua dificuldade
Muitas das vezes em que achamos que não encontramos nosso gênero, estamos empacados em um ciclo de livros chatos. Houve um tempo em que eu me recusava a me aventurar além daquilo que eu acreditava gostar, como o romance. Eu pedia livros de romance porque eu estava numa época bem sonhadora, digamos assim. E achava que era daquilo que eu precisava, me recusando a ler outros temas. 
Com o tempo me senti perdida sem saber do que eu gostava de ler e os que eu possuía estavam ficando cada vez mais difíceis de se ler.  Foi então que me indicaram um romance diferente, envolto em mistério, aventura e fantasia.
“Puxa vida! Que livro supimpa!” Daí eu percebi que o que eu gosto de ler não eram os romances, mas sim a história que atava o enredo. Hoje sou amante da literatura fantástica e sombria. O mistério tem que estar presente, nada que seja previsível me interessa. 
A dica então é ver se não está empacado em um livro chato acreditando ser do seu gênero. Fique de olhos abertos para o que realmente lhe deixa curioso em uma história, o romance ou o contexto histórico que se encontra nele? O terror ou o sentimento das personagens envolvidas? Acredite, meu caro...Fará diferença da água para o vinho.



E então, gostaram das dicas? Compartilhe suas experiências e conte-nos como descobriu o seu gênero literário nos comentários!

Até a próxima, pessoal! 



Nenhum comentário:



Topo