Dica - Helena, o mangá

em sexta-feira, 22 de julho de 2016

Autor: Machado de Assis
Gênero: Adaptação de romance para Mangá
Páginas: 256
Editora: Helena

Série: Selo Histórico


Helena, romance clássico de Machado de Assis, foi adaptado para mangá pelo Studio seasons e lançado pela editora New Pop em 2014. A arte é impecável e o trabalho de adaptação ficou um primor. O estilo one-shot (volume único) foi adotado para essa publicação, o que ao meu ver, facilita bastante a compreensão do enredo.

Eu já vinha namorando esse mangá há bom tempo, em parte porque eu sou fanzoca do mestre Machado e em parte porque achava a capa linda.

Para quem não conhece, esse romance conta a história de um amor impossível entre os irmãos Estácio e Helena.

Helena é filha ilegítima de Conselheiro Vale, reconhecida apenas em testamento.  Cumprindo a vontade do pai, Estácio, um jovem matemático de 27 anos, e sua tia Úrsula, abrem as portas de sua casa e de seus corações para a nova integrante da família, uma moça de 17 anos.

Apesar da origem misteriosa, Helena demonstra ser educada e com inúmeros dotes, dando vida à idealização romântica da mulher perfeita.
O amor não demora a florescer entre os irmãos e para piorar, ainda há o segredo que Helena carrega consigo, revelado somente quando eventos trágicos já se instalaram na história.

As personalidades dos personagens foram muito bem trabalhadas e definidas. Durante a leitura, deu para literalmente “ouvir” a voz de cada um. A dualidade humana, Estácio, um jovem educado e amável é capaz de se tornar irascível e violento quando não entende seus próprios sentimentos.

O trabalho de pesquisa para montagem dos cenários de época e dos figurinos também merece nota. Outra coisa que não posso negar é a semelhança do trabalho do Studio com as publicações da Clamp. Esse foi o primeiro contato que tive com o trabalho do Studio Seasons e devo admitir que além do encantamento que me causou, também fiquei curiosa para conhecer outras obras dessas meninas super talentosas.

Sobre o Studio Season

Criado em 1996, o Studio Seasons desenvolve mangás autorais, ilustrações e light novels, além de dar palestras e workshops. Atualmente, três artistas compõem o estúdio: Montserrat, Sylvia Feer e Simone Beatriz, com a colaboração eventual da Maruchan, que mora no Japão. Desde 2010, têm uma parceria com a editora NewPOP para publicação de alguns de seus projetos e realização de encomendas propostas pela editora. Entre seus títulos publicados e concluídos, encontram-se ”Os Ronins”, “Zucker”, “Mitsar” e “Contos de Sher Mor”, que saíram pela revista Neo Tokyo, da editora Escala. Saiba mais sobre essa galera bem aqui!

Nenhum comentário:



Topo