Downton Abbey

em quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Nossa dica de série da vez vai para uma produção britânica da Carnival Films para o canal ITV. Downton Abbey é uma série de ficção que se inicia no ano de 1912 na qual acompanhamos a família do Conde Crawley.

Criada por Julian Fellowes, a série teve sua estréia em setembro de 2010  e recebeu diversos prêmios além de entrar para o livro Guinness dos Recordes como "Programa de televisão em Língua Inglesa mais aclamado pela crítica". Também recebeu o Emmy e o Globo de Ouro de melhor minissérie e melhor filme. Existem seis temporadas, sendo que o último episodio foi ao ar em 25 de dezembro de 2015.

A ideia de Downton surgiu quando o produtor Gareth Neame pediu a Julian Fellowes um roteiro similar ao filme Gosford Park que o mesmo produziu em 2001. 

Como personagens principais temos o Conde Robert Crawley ( Hugh Bonneville) e sua esposa Condessa Cora (Elizabeth McGovern), como ela é americana a mãe de Crawley sempre faz comentários mordazes sobre os costumes "modernos" deles. A mãe do Conde é Violet Crawley (Maggie Smith), mas a maioria a reconhecerá como Professora Minerva dos filmes de Harry Potter.




Downton Abbey é o nome da casa de campo de Yorkshire que pertence ao fictício Conde de Grantham. Somos apresentados então a sua esposa e três filhas e seus criados, na época do reinado de Jorge V.


Na série temos diversos acontecimentos da época como plano de fundo, logo na primeira temporada vemos a comoção pós incidente do Titanic, o inicio da Primeira Guerra Mundial e a Gripe Espanhola.

Temos então as três filhas do conde:

Edith Crawley (Laura Carmichael): No inicio passa uma imagem muito ruim de uma garota mimada e com inveja das irmãs, com o tempo a personagem evolui e se torna mais independente.

Sybil (Jessica Brown Findlay) é a moderna. Ela sempre ousa nas roupas da época, começa a trabalhar como enfermeira na guerra e vive uma bela história de amor.

Mary (Michelle Dockery) é a "irmã principal", egocêntrica e vaidosa, acaba por ser um pouco tirana, mesmo assim é uma ótima personagem.

Logo no principio somos apresentados a um dilema: O herdeiro de Downton morre, e com a lei não permite que a herança fique com uma mulher a propriedade passa a ser de um primo desconhecido: Matthew (Dan Stevens). Advogado e com uma vida pacata, o mesmo não quer ficar em Downton Abbey com todos os luxos e empregados, tudo que ele quer é uma vida pacífica. 

O pai de Mary sugere que ela se case com ele para manter a propriedade. Isto já faz com que a mesma odeie o primo antes de conhece-lo. Com o tempo no entanto os dois realmente se apaixonam e passam por todos os contratempos dos romances.

Anna e Bates
Outros que se destacam são o elenco dos criados:

Tom Branson (Allen  Leech), é o motorista é revolucionário irlandês que luta pelo direito das classes.
Sara O'Brien (Siobhan Finneran), é a criada que detesta ser empregada e semeia a discórdia por onde anda auxiliada por Thomas Barrow (Rob James-Collier).

Temos no comando da casa Carson (Jim Carter) e Elsie Hughes (Phyllis Logan). E o casal mais fofo da série: John Bates (Brendan Coyle) e Anna Smith (Joanne Froggatt).

Downton é uma série cheia de reviravoltas, tramas e subtramas que se interligam e alguns debates de tabus como homossexualismo, prostituição e política. Tudo isto com todo o requinte e educação dos anos 20. 

Assista também e encante-se com a séries. As temporadas estão disponíveis na Netflix e a série também é transmitida em TV aberta na Cultura as 22 horas das quartas-feiras. Se você curtiu a nova The Crown, com certeza vai amar Downton Abbey.



Nenhum comentário:



Topo