Fantásticas: Muito além de uma coletânea

em terça-feira, 26 de fevereiro de 2019



Imagine fazer um curso de escrita criativa e ao final, publicar o seu conto num livro.  Agora imagine participar de todos os processos de criação do livro que leva o seu conto: desde a criação da ideia até o livro final, no dia do lançamento. Parece fantástico demais para ser verdade, né? Mas é real, acessível e tem nome.

Fantásticas é o curso do Fome de Letras, ministrado pelos escritores nacionais Giulia Moon (série Kaori) e Walter Tierno (Anardeus e Cira e o Velho), que além de ensinarem o que aprenderam ao longo dos seus anos de carreira literária, como escritores e editores, também  ensinam o passo a passo de como apresentar o seu material para editoras e norteiam sobre os diferentes caminhos de publicação.

Fantásticas já teve duas edições: Fantásticas - Contos de fantasia protagonizados por mulheres (2017) e Fantásticas - Contos de fantasia & Gastronomia protagonizados por mulheres (2018). E agora, em 2019, o projeto avança para sua terceira edição: Contos de Música & Fantasia protagonizados por mulheres.

Em todas as edições os mentores reúnem o grupo de escritores para aulas presenciais, onde são discutidas as ideias para os contos, e depois do conto escrito, há ainda a leitura crítica, a revisão e todo um processo de imersão no trabalho de escrita, feito em grupo, com brainstorm, muito bom humor e criatividade. São momentos preciosos que literalmente destravam nossa capacidade de criar.

Estamos falando de algo muito mais além de uma oficina de escrita ou uma coletânea: é a experiência de um livro em um conto, o que difere totalmente esse projeto das coletâneas comuns, onde apenas submetemos nossos textos e somos selecionados (ou não) e onde, muitas vezes, nem há o evento de lançamento. 

Sou suspeita para falar, pois já fiz todos os módulos do Fome de Letras (e as duas edições de Fantásticas) e foi no mínimo transformador encontrar minha voz narrativa, aprender a escrever um texto limpo e sem vícios, construir personagens e até a estruturar um livro inteiro! E quando uma coisa é boa a gente divide, divulga e quer que o máximo possível de pessoas saiba da boa nova!

Fantásticas é um curso para quem está começando a escrever, para quem já escreve há um tempo, para quem quer se conhecer, para quem está enferrujado, para quem quer se atualizar e para quem quer assim, escrever um trabalho fantástico! 

Para saber um pouco mais só dar play abaixo e ver o que o Walter tem a dizer sobre o projeto <3 



O Fome de Letras abriu as inscrições para a nova edição de Fantásticas, e para ter mais informações como custos e cronograma, basta clicar aqui!


Até a próxima, folks!





Nenhum comentário:



Topo