Lore Olympus

em quarta-feira, 3 de agosto de 2022


Autora: Rachel Smythe

Volume 1: Histórias do Olimpo

Editora: Suma de Letras

Gênero: Webtoon, Quadrinhos, Romance, Mitologia

Páginas: 379



Conheci a Webtoon na web pelas mídias sociais, me atraiu por ser uma versão do mito de Hades e Perséfone. Agora um sucesso internacional chegando ao Brasil pelas páginas da Suma Editora o Volume 1: Histórias do Olimpo.

Na mitologia grega, Hades é o Deus do Submundo cuidando dos mortos, ele é irmão de Zeus e Poseidon. Hades diferente de seus irmãos não é casado quando esta história começa.

Kore é a filha de Deméter, Deusa da agricultura e dos cereais. A mãe é super protetora e a mantém afastada do Olimpo e dos outros Deuses.

Um dia ao ver Kore colhendo flores na Terra, Hades se apaixona e rapta a moça para o submundo. Deméter fica apavorada e desesperada sem saber onde a filha está. Quando descobre e consegue que a tragam de volta.


Kore Deusa da Primavera e Perséfone Deusa do Submundo
Kore Deusa da Primavera e Perséfone Deusa do Submundo.


Kore revela que comeu uma fruta do submundo, uma romã. Então a partir dai ela faz parte do submundo. E se torna então esposa de Hades, e seu nome então passa a ser Perséfone.

Rachel Smythe faz uma releitura moderna da história, mostrando um outro ponto de vista do mito. Trazendo o dia a dia dos Deuses em seus trabalhos e funções e mostrando que Perséfone é mais do que uma jovem donzela raptada, sendo uma moça com objetivos e personalidade forte.

O contraste de Hades ser azul e Perséfone rosa faz vermos que um não pertence ao mundo do outro. Porém conforme vão ficando mais próximos, pequenas flores azuis aparecem em volta de Perséfone, demonstrando o amor que começa a uni-los.



Diferente de Zeus e Hera em que os mitos mostravam que havia muitas brigas e traições, o casamento de Hades e Perséfone mitologicamente mostra ambos dividindo o trono do submundo em harmonia e companheirismo. Talvez isso possa ser a influência dessa versão moderna do mito como não um rapto, mas Perséfone voluntariamente indo ao submundo porque quer estar lá. Com uma postura ativa ao invés de vitimista.

Para quem gosta de mitologia e HQs, com certeza é uma obra para se ter na estante e esperar ansiosamente por sua sequência.


Nenhum comentário:



Topo