Elric de Melniboné- A Traição do Imperador

em segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Autor: Michael Moorcock
Gênero: Ficção, Fantasia
Páginas:182
Editora: Generale
Pela primeira vez no Brasil, está sendo publicado o primeiro volume da Saga do Imperador Elric de Melniboné, criado por Michael Moorcock, autor que é influência de grandes autores da fantasia atual como George R. R. Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo) e Neil Gaiman (Sandman, O oceano no fim do caminho). 
O livro "A Traição ao Imperador" originalmente eram três contos sobre Elric publicados separadamente na revista Science Fantasy
Elric é o atual imperador do reino de Melniboné, porém ele foge do estereotipo de herói logo de cara. 
Elric teve um nascimento difícil e por conta disto sua saúde é extremamente frágil. A única razão de ter permanecido vivo e por conta de poções e feitiços que seu pai lhe fez. Ele é albino e por isso muitos o chamam de demônio e desacreditam de sua capacidade e poder para governar.
Por conta de sua saúde frágil, ele encontrou nos livros seu refúgio e sua inspiração. Seus estudos o fizeram questionar o modo de vida melniboniano e o levar a pensar nas consequência de seu reino ser tão violento, já que são uma nação guerreira, egocêntrica e orgulhosa por natureza.
Entre o povo os rumores sobre o fim de Melniboné cresce, e parte deles acredita que Elric será o responsável pela derrocada do reino.
Yrkoon, seu primo é uma das pessoas que vê Elric como fraco e ambiciona tomar seu lugar no trono. Cymoril, irmã de Yrkoon no entanto, é noiva de Elric e o ama profundamente. Mesmo que não o entenda. 
Após a descoberta de uma trama para usurpar seu trono, Elric precisa usar toda sua capacidade como exímio guerreiro e feiticeiro para retomar seu reino e vencer os obstáculos em seu caminho, uma jornada que o leva a sua futura espada Stormbringer.


A primeira vez que a saga de Elric foi publicada no Brasil, foi com o volume de "A Espada Diabólica" (Stormbringer, no original). Publicado pela editora Francisco Alves em 1975, o livro reunia alguns contos sobre Elric. 
Após 40 anos, a Editora Generale nos trás o primeiro volume da saga em uma edição linda de capa dura.  
O livro é um clássico da literatura de fantasia, todos os elementos estão lá: magia, reinos, princesas, heróis, vilões, dragões e espadas mágicas. É um prato cheio para quem gosta de fantasia estilo "O Senhor dos Anéis" e de jogos de rpg de capa e espada.
Moorcock também nos apresenta o conceito de universos paralelos e alternativos no qual existe um Campeão Eterno, escolhido para lutar pelo Equilibrio Cósmico em todas as dimensões, tempos e mundos. 

A Saga tem ao todo oito livro até o momento: 

Elric de Melniboné - A traição ao Imperador (1972)

E as sequências ainda inéditas no Brasil:

The Fortress of the Pearl (1989)
The Sailor on the Seas of Fate (1976)
The Weird of the White Wolf (1977)
The Vanishing Tower / The Sleeping Sorceress (1970)
The Revenge of the Rose (1991)
The Bane of the Black Sword (1977)
A Espada Diabólica - Stormbringer (1965)




Nenhum comentário:



Topo