#5 Tipos de Leitor!

em sexta-feira, 8 de janeiro de 2016


Boa tarde, minhas traças de livros!

Hoje trago algo novo para vocês. Como devem saber, ontem foi o dia do “só mais um capítulo”, “só mais essa página”, o famoso Dia do Leitor! Com base nisso, fiz uma lista dos 05 tipos de leitores mais comuns que encontramos por aí. Com certeza você já deve ter visto ou conhecido algum desses, pode ser seu melhor amigo ou até mesmo você, então fique ligado na lista!

01.   Garoto (a) Propaganda


Existem algumas pessoas que definitivamente não conseguem só gostar do livro, se sentem revolucionárias depois de ler uma obra fabulosa e decidem com afinco que devem levar isso a todos! Fazem realmente a maior propaganda como se a vida dela dependesse de você ler o livro ou não, eu particularmente acho muito divertido ver o brilho a chama fumegante e luminosa que engrandece saltando das órbitas quando ela recita como canção uma resenha que acredito ter sido elaborada há muito tempo para o atual “encontro”.


02.   Bookaholic

Estes leitores são os que mais lêem, elevam a hora de ler na mesma importância de se alimentar, tomar banho ou telefonar para suas mães. Suas metas literárias são impossíveis e inacreditavelmente eles conseguem cumpri-las e aparecer com uma lista bônus dos que leram a mais.  Geralmente são blogueiros, vlogueiros e elevam a responsabilidade e diversão de ler ao patamar artístico e profissional. Eles realmente são profissionais, crianças. O.O’


03.   “Casas Bahia”

Calma, deixa-me explicar! Esse é o leitor que lê as prestações, vai bebericando os parágrafos junto ao seu café ou ao se deitar na cama com seu chocolate quente. Definitivamente ele não é desinteressado, gosta muito de ler exatamente dessa forma, devagar e sempre em frente, com calma e degustando as saborosas descobertas entre linhas no decorrer dos dias, no conforto da rotina e de sua casa. Gostosinho né? :3


04.   Compulsivo Obsessivo

Não sabem quando parar, simplesmente lê em pé, no ônibus, metrô, no banheiro, de madrugada... Não querem que existam 5 minutos de espera em lugar nenhum, mas sim 5 minutos de leitura (que cá entre nós, nunca são 5 minutos!). Essa “espécie” costuma ter um ciclo que é mais ou menos assim: Devoram > choram> devoram outro. Simples. Elas devoram e sempre choram por ter terminado naquela velocidade e quando começam outro livro fantástico, agradecem por ter terminado naquela velocidade (vai entender!). São criaturinhas devoradoras e o mais legal é que SEMPRE terminam o livro, são incapazes de abandonar uma leitura, mesmo que ela seja péssima e ainda conseguem absorver algo bom de cada obra. 


05.   Leitor “deboista”

Esses são bem comuns, não entram em discussões, têm sua coleção, seus gostos. Talvez são os que mais aproveitam a leitura por não se sentirem obrigados a nada ou engajados em nenhum círculo que condicionem suas escolhas. Eles apenas lêem, apenas aproveitam independentemente se esse é um livro em lançamento, um clássico ou “da moda”. Um leitor bem tranqüilo que aceita sugestões, explora além de sua zona de conforto e segue a vida fazendo do livro teu amigo de cada dia.



E então galerinha? Que tipo de leitor vocês são? Encaixam-se com mais de um? Excluí alguma categoria importante? Não deixe de comentar abaixo!

Por hoje é só pessoal, até a próxima!  

Nenhum comentário:



Topo