Como terminar AQUELE livro chato?

em sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Olá, barateiros e barateiras!

Aqui estou eu, titia Jeni, com mais uma matéria quentinha para vocês! Como vocês já devem ter percebido eu adoro cuidar da vida dos outros dar dicas para os leitores, sempre ressalto que não existe apenas um tipo de leitor, não há uma missão, iniciação ou uma coruja voando pela sua janela que trará uma carta dizendo que tornaste um leitor. Se você lê e gosta disso, já é um de nós! \o/
Há, claro, aqueles que lêem com mais afinco, outros que só quando o computador está na manutenção, tem os que preferem os clássicos, e aqueles que gostam dos atuais. Não existe uma exigência para que seja considerado um leitor, como dito anteriormente. Então, crianças, ignorem aqueles comentários do tipo: “Como você nunca leu esse livro? Que tipo de leitor você é?”.
E mesmo os leitores com anos de experiência encontram barreiras na hora de terminar um livro, às vezes pode ser um livro da faculdade, o qual é obrigado a ler, uma indicação de um amigo ou apenas uma meta pessoal, não importa. Você quer terminá-lo e eu mostrarei como terminar aquele livro chato!


01.  Divida as páginas
Não, gente! Larguem a tesoura, não é para cortar as páginas! O que eu quis dizer é, divida o número de páginas do livro com a meta de dias em que pretende terminar. Exemplo: O livro tem 200 páginas e quer terminar em 20 dias. Dividindo, você terá que ler 10 páginas por dia. Não parece tão pesado, não é mesmo?

Estabeleça metas de acordo com sua necessidade e vontade, dessa forma terminará logo e em poucas páginas por dia, facilitando bastante também para os nossos leitores “atarefadinhos”. 




02.  Áudiobooks
Áudiobooks, para quem ainda não conhece, são livros em formato de áudio. Haverá uma voz reproduzindo o livro inteiro para você, é uma ótima forma de conseguir terminar o livro. Alguns têm dificuldade de se concentrar, mesmo sentando-se na cadeira mais confortável, no ambiente mais silencioso e aconchegante. Talvez ouvir alguém contando a história para você, fará você se concentrar melhor.

Parece muito divertido caminhar até o trabalho, ir às compras ou até mesmo lavar a louça, ouvindo o livro. Uma história contada é bem tentador, não é? Procure desligar-se de TVs,músicas ou quaisquer tipos de distrações, pois poderá se dispersar facilmente com o ambiente externo. Tanto o livro físico quanto o em mp3, precisará de um pouquinho de concentração, amiguinhos.




03.  Pesquise
Mesmo você tentando de verdade, por vários motivos, a leitura está sendo extremamente entediante. Pode ser por você não entender nada sobre o assunto do livro, conter palavras muito difíceis, frases longas e complicadas que fazem você se perder na metade ou até mesmo pode ter um tema fabuloso, porém o desenvolver dele é muito mal feito.
Por isso, pesquise o resumo ou a sinopse na internet, o tema do qual não entende, o espaço tempo no qual se passa a história, o nome dos personagens, pesquise algo que lhe chame a atenção o suficiente para que faça valer à pena o esforço de terminar aquele livro. Algo com certeza lhe despertará o interesse.
“Ah, titia Jeni, mas assim eu perco o pouco da vontade de ler o livro se eu souber o que vai acontecer nele!”

Bem...pra começo de conversa, se houvesse mesmo uma vontade de ler significativa, você já o teria terminado, mesmo que na “sofrência”. É uma dica para que encontre uma motivação, afinal. 




04.  Tática especial da titia Jeni!
Essa sempre funcionou para mim! Esse método foi passado de minha tia, para minha irmã e cá estou eu compartilhando essa receita valiosa para a família do Barato. Por quê? Porque vocês são lindos, só por isso. Haha’
Agora é sério, sabe aqueles filmes estranhos que começam mostrando algo do final, do passado ou alguma informação totalmente aleatória e confusa?Daí você passa o filme todo tentando de tudo para interligar os fatos. Então, o que a titia Jeni faz é simples: Ela lê as últimas três páginas do livro, é o suficiente para você captar algumas informações. Você irá então passar o livro todo tentando adivinhar como as informações chegam ao final!
Não precisa necessariamente ser as três últimas páginas, mas eu aconselho que seja, pois nas últimas você com certeza terá boas informações, afinal é o desfecho de todo o enredo. Eu considero uma boa motivação tentar encaixar tudo, pelo menos para mim. Eu fico doidinha e em cóleras tentando adivinhar e, até mesmo o livro mais redundante e monótono, torna-se um desafio.
Esse é a dica de ouro da Jeni, aproveitem bem, viu? :) 



Então é isso, pessoal!
Desejo a vocês muita motivação e força para que terminem AQUELES livros chatos!
E vocês? Possuem também uma carta na manga? Apressem-se e dividam conosco. Comentem o que acharam de minhas dicas aqui no blog e não se esqueçam de compartilhar suas experiências!


Até a próxima!



3 comentários:

Isabelle Brum e Silva disse...

Puts, estou com 3 livros meio chatinhos pra terminar de ler ^^' Comecei a ler ao longo do ano e ainda não terminei. Vou seguir as dicas que você deu (a primeira eu faço, mas nem tão organizado, então... XD).
Parabéns pelo post, adorei! Beijinhos
Isabelle
Attraverso le Pagine - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

Lay disse...

Muito obrigada pelas dicas, muito boas. Adorei o blog.

Anônimo disse...

Nossa, minha professora passou um livro chatíssimo para ler, amanhã é a prova do livro, depois falo o que aconteceu!



Topo