Wattpad – A rede social para os recém-chegados!

em terça-feira, 1 de março de 2016

Cá estou de novo! Afinal...quem é vivo sempre aparece! Admito que desapareci um tiquinho, mas tenho total certeza que vocês ficaram muito bem entretidos com as demais matérias que a equipe do Barato Literário preparou para vocês. Então nem adianta me dar bronca, viu? Hun! U.U Haha’

Vamos deixar as brincadeiras de lado e vamos falar de coisa séria (Que de séria num tem nada)! Como já devem saber eu não sou lá muito ligada nesses bagulhetes da tecnologia, mas a jovem idosa aqui tenta acompanhar como pode. Vim trazer então uma “novidade”, peço perdão para aqueles que já o conhecem de cabo a rabo, mas eu tive uma experiência tão mágica com essa comunidade que acho quase impossível que ninguém possa ter também.

Afinal, há sempre pessoas novas aprendendo a escrever, tentando evoluir na escrita para algo mais “profissional”. Quando resolvi deixar a casca e parar de escrever somente para mim e começar a compartilhar com o resto do planeta (como se não bastasse essa decisão difícil), me senti completamente perdida por onde começar, onde postar, como ter meus direitos. Claro que queria poder contar com um veículo do qual tivesse um bom aproveitamento e que recebesse críticas para que eu pudesse melhorar e elogios para me incentivar a continuar. Mas, de novo, onde? Acredito que todos já tiveram suas dúvidas e se perguntaram a mesma coisa.



Bem, nós aprendemos com quem menos esperamos, até porque quem me apresentou a essa bela ferramenta foi a minha irmãzinha caçula. E nessa matéria vou contar a vocês, minhas crianças, como foi minha experiência com o Wattpad!

O que é um “Wattpad”?


                O Wattpad é uma comunidade online para escritores e leitores criado em 2006. E os usuários podem compartilhar seus textos, contos, poemas e histórias em geral, dando para aquele que o ler a opção de comentar. Essa comunidade reserva todos os direitos autorais para o escritor, então pode ficar tranquilo que ninguém vai roubar de você se decidir escrever nele.  Essa comunidade possui também um app (do qual eu fui apresentada) que está disponível para Android, iOS e BlackBerry.
                É um veículo de ouro para escritores independentes, afinal ele junta você diretamente ao seu publico alvo, não é incrível? Mas espera que tem mais, o Wattpad promove pequenos concursos durante o ano. Ele não é fofo? *-*



Visual simples


         Para quem tem um pouco de dificuldade com aplicativos de celular, ter um visual simples é imprescindível. Não demorou nada para eu estar adicionando contos em minha biblioteca, bisbilhotando sugestões e no menu do app. Você pode editar seu perfil facilmente, escrever seus contos, compartilhar e seguir outras pessoas.
 É ultra interativo e leve para ser executado até em meu celular bugadinho, além de poder se ler as histórias dos quais já começou em um modo off-line. Preciso nem comentar que eu passei as viagens de ônibus com o focinho enfiado nessa mini telinha, isso porque eu prefiro os livros! 





Variedade


Outro item importantíssimo para que eu gostasse do Wattpad foi a enorme variedade de histórias que encontrei. Desde romances até creepy stories você pode se aventurar e escrever, claro! Reparei também que as pessoas são tão variadas quanto, além de participativas, com isso os autores costumam adotar um sistema bem legal de postagem, para manter o público de olho em seus textos eles postam um capítulo por vez e dependendo da quantidade de pessoas que solicitam o próximo, ele posta.
 Como se fosse uma série, entendem? Achei o clima dessa rede bem divertida, descontraída e perfeita para os recém-chegados. Repito: Recém-chegados! E essa parte em negrito vou explicar no próximo tópico.  




Observação Importante!


Vale reparar que, desde o título, especifiquei essa comunidade como sendo a perfeita para os recém-chegados. Infelizmente para quem tem um conhecimento de escrita mais avançado, vai roer os dentes ao ler uma parte dos textos. A grande maioria escreve por hobbie ainda e não possui muitos conhecimentos e experiências na área. Então você pode facilmente notar erros de concordância, escrita, pontuação, acentuação além de se encontrar com histórias mal desenvolvidas, com ideias quase brilhantes, porém ainda nas mãos de alguém sem habilidade para fazê-las crescer, ainda! Ou histórias ruins mesmo.
Todos começam assim, afinal. Quando escrevemos apenas para nós mesmo não conseguimos ter noção de nossa capacidade, então essa comunidade é um bom espaço para exercitar a escrita e passar a entender um pouquinho como funciona o processo de escrita. E é justamente na intenção de melhorar e evoluir como escritor que arriscamos até as histórias ruins, dando a cara à tapa. Precisamos partir de algum lugar, certo?


Mas e vocês? Possuem conta no Wattpad? Se sim, aproveite e compartilhe conosco sua experiência com ele!
Espero que tenham gostado da matéria de hoje, galerinha!

Fiquem ligados e até a próxima! 

Nenhum comentário:



Topo