Fantásticas - Contos de Música & Fantasia protagonizados por Mulheres

em segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Autor: Vários autores
Organizadores: Giulia Moon e Walter Tierno
Editora: Giz Editorial
Gênero: Fantasia
Páginas: 128

Fantásticas - Contos de Música & Fantasia protagonizados por Mulheres, é o terceiro livro da Série Fantásticas,  coletânea de contos de fantasia que trazem mulheres como protagonistas, sempre explorando um novo desafio em cada volume.

No primeiro, os contos foram de "riso, aventura e medo". O segundo foi fantasia e gastronomia, em que os contos foram inspirados em comida ou bebida e traziam as receitas no final. Tanto eu, quanto a Josy aqui do barato, publicamos nos dois primeiros volumes de Fantásticas.  E então chegou o terceiro volume, com tema Música e Fantasia, em que cada conto foi inspirado em uma canção!

Fantásticas Música & Fantasia tem oito contos que passaram voando, eu mesma li o livro todo em uma tarde! Cada autor tem seu próprio ritmo, sua própria voz e assim fui passando de uma protagonista a outra com facilidade.

Sem contar que a leitura acompanhada da palylist criou toda uma atmosfera especial. Ainda hoje, se escuto Danse Macabre, o conto da cornucópia assombrada me vem à mente.

E falando um pouquinho de cada conto...

 " Cornucópia" de Hellen Sabo

A protagonista se chama Denysy e é uma universitária de antropologia muito dedicada. Tão dedicada que acabou se metendo num problemão junto com seu orientador. Falando assim, parece apenas mais um conto que se passa em um universidade, né? Mas não se engane. O conto vai crescendo, tomando forma, até que a gente chega no final torcendo para nunca ouvir a canção que a Hellen criou para essa história, com pitadas de horror e suspense, me prendeu do começo ao fim.

"A banshee rest calm" de Rainner Leehmann

Uma história de amor, tragédia e vingança, tudo ali, misturado e transbordando sentimento. Lily é uma Banshee apaixonada por uma sereia chamada Mel. Depois de um acontecimento terrível, Lily se vê caçando o culpado pela sua vida ter se tornado tão miserável. A cena da Banshee fazendo um show cover é dilacerante! O final do conto tem uma virada que me deixou com sabor amargo na boca.

"Superstição" de Amanda Jordão

Conta a história de Bruna, uma garota totalmente racional e também totalmente amaldiçoada com um azar que nem consigo mensurar. Um conto leve e descontraído que me tirou umas boas risadas com as cenas totalmente no sense em que a protagonista se mete com sua incrível falta de sorte.

"Livre estou" de Daniela Prado

Conta a história de uma garota que trânsita entre dois mundos e descobre que nem tudo é o que parece e que muitas vezes não podemos confiar nem mesmo em que diz nos amar... Um conto que apesar de estar na categoria "fofo" não deixa de ter sua dose de drama e aceitação.


"Os dragões da caixa de música" de Ellen Monteiro

Uma garota curiosa, apaixonada por fantasia e uma caixa de música que não deveria ter sido aberta. Essa é a premissa desse conto que também está na categoria iti-malia-que-coisa-fofa-eu-estou-vendo-aqui.  Eu sou apaixonada por dragões, né? Nem preciso dizer o quanto me diverti com essa história de seres míticos que realizam desejos ao contrário....


"Nossa Canção" de Cristina Vieira

Sabe aquela história que te pega de jeito, que vai te levando e quando você percebe já está tão envolvida que não queria que acabasse? A protagonista, Dona Luiza, é uma senhorinha que viveu tudo o que tinha para viver, mas ainda tem um segredo de amor muito especial. Uma história que celebra o amor e as boas lembranças. #soufãfacris

"Retrato de cosplay" de Vera Pereira

Luana é uma estudante de design que tem o hobby de fotografar a cidade e postar no seu blog. Um dia, ela fotografa um grupo peculiar de cosplays e depois disso passa a esbarrar frequentemente com uma das garotas mais misteriosas do grupo. Entre ajudar a mãe com o irmão mais novo e se dividir entre a faculdade e o estágio, Luana resolve descobrir quais o segredos da moça cosplay que ela sempre encontra no parque...  Um conto com ar de lenda urbana, com uma protagonista curiosa e decidida!

"A casa sem portas nem janelas" de Carol Heksai

E chegamos ao último conto desse livro, fechando a coletânea com chave de ouro.  Aqui, a protagonista Roberta é raptada por alguém que ela nunca viu na vida. Depois de emparedada e pronta para aceitar o fim, ela se vê numa trama difícil de assimilar. Até que a razão por tudo aquilo ter acontecido chega a tona com  uma pegada de terror psicológico, suspense e ficção cientifica. Nunca mais ouvirei a música Stein um stein da mesma maneira que ouvia antes.  Um dos meus contos favoritos desse Fantásticas!

"Fantásticas" é um projeto dos escritores Giulia Moon  (série Kaori) e Walter Tierno (Cira e o Velho e Anardeus), em que eles reúnem novos escritores nos cursos de escrita do Fome de Letras e chegam ao resultado maravilhoso que é essa coletânea.  O projeto gráfico está lindo mais uma vez e o ritmo entre os contos garante uma leitura gostosa e imersiva.

Uma coletânea de música e pede playlist, né? Dá para conferir as músicas que inspiraram os contos no Spotify. É só clicar aqui!

Vou ficando por aqui,
Até a próxima, folks!


Topo