segunda-feira, 13 de outubro de 2014

As Mentiras de Locke Lamora



Quem é Locke Lamora? É uma das questões que permeiam este livro de  Scott Lynch, primeiro volume da série "Nobres Vigaristas".
Ambientado numa cidade fictícia semelhante a Veneza da década de 20, Camorr é uma cidade que gira em torno do crime. Embora exista um Duque e a polícia local, o submundo tem uma grande força e é nele que se passa a trama. Quem comanda o submundo e para quem todos os criminosos prestam tributos é Capa Barsavi, podendo decidir sobre a vida e a morte daqueles em seus domínios.
Locke Lamora inicialmente é apenas: um menino que rouba demais para seu próprio bem e evolui para um homem misterioso. Franzino, sem habilidades de luta porém com uma mente recheada de planos impossíveis e mirabolantes, ele acaba por fazer parte da gangue chamada: Nobres Vigaristas. Para o Capa, mais uma das muitas gangues pequenas de Camorr e que nem sempre dão lucros.
Já para as ricas famílias de Camorr, existe um mal a ser temido: O Espinho de Camorr. Um poderoso golpista que esvazia diversas fortunas de famílias dignas da cidade e escapa incólume. O que o torna um dos criminosos mais procurados da cidade e com a identidade desconhecida até para o poderoso Capa.
O que não sabem é que: Locke Lamora é ambos. E esta é a mágica da trama! O enredo mistura diversos acontecimentos do passado e do presente com reviravoltas inesgotáveis e surpreendentes que deixam o leitor com o coração na mão e ávido pelo próximo capítulo (e livros).

Venez...digo Camorr. (Fonte: Wíkia Camorr)


Mapa de Camorr ( Fonte: Scott Lynch Website) que não tem no livro



Outros personagens que são vitais na trama são os companheiros de Locke: Jean, Carlo, Galdo e Pulga. Eles tem uma amizade e lealdade única e acima de qualquer coisa, ao longo das páginas presenciamos o forte laço familiar entre todos estes garotos orfãos que cresceram juntos como ladrões e tinham tudo para dar errado (se bem que deram mesmo, afinal, são ladrões) mas estão unidos e prontos para todo tipo de situação.Outro personagem marcante é Correntes, o mentor da gangue. É um personagem misterioso, perspicaz que nos fascina a cada página.
Os capítulos do livro que se ambientam no passado dos personagens são batizados de "Interlúdio", estes capítulos são fundamentais para entender as ações dos personagens. Sempre que algum destes aparece ou tem uma discrição de algo que não tem ligação com a trama principal, é porque ele tem papel vital com os acontecimentos que estão para se desenrolar. Então prestem atenção e não pulem para o capítulo adiante apenas para satisfazer a curiosidade.
O livro é semelhante a um bom filme de aventura e ladrões que vemos no cinema, a trama foi muito bem desenvolvida, nota-se a influência do RPG no autor, que começou a escrever como freelance do gênero. Este é seu primeiro trabalho publicado e já recebeu o prêmio de Melhor Revelação do British Fantasy Award e foi publicado em vinte e oito países até o momento (segundo a capa do livro, na qual ele é citado elogiosamente por Patrick Rothfuss (Crônicas do Matador do Rei) e George R. R. Martin (Crônicas de Gelo e Fogo) duas outras ótimas séries que eu também recomendo).
A segunda parte da série já foi publicada aqui no Brasil e se chama "Mares de Sangue", no fim do primeiro volume a Editora Arqueiro já presenteia o leitor com o inicio do livro dois, e claro justo uma cena que deixa qualquer um doido para saber o que vai acontecer.
Ou seja, Locke Lamora é leitura obrigatória para quem gosta de ação, aventura, amizade, reviravoltas e a regra de "Olho por olho e dente por dente".

 Locke Lamora e seu sorriso enigmático convidando vocês a lerem o livro.
(Fonte: Keja Blank)




Sinopse: O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Livro: As Mentiras de Locke Lamora - Nobres Vigaristas Volume Um

Autor: Scott Lynch
Gênero: Ficção Americana / Aventura
Páginas: 463
Continuação: Mares de Sangue - Nobres Vigaristas Volume Dois
Postar um comentário