A Espada Encantada

em sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

 Autor: Marion Zimmer Bradley
Gênero: Fantasia, Ficção Cientifica, Medieval
Páginas: 172
Editora: Imago /Circulo do Livro

Esta é uma das clássicas histórias de Marion Zimmer Bradley, uma autora já falecida e com sua mais famosa obra sendo As Brumas de Avalon. No entanto ela também escreveu outra série longa chamada Darkover, embora os livros se passem no mesmo mundo as tramas são independentes e podem ser lidos separadamente. A Espada encantada é como um prelúdio de um dos meus livros favoritos da série A Torre Proibida, que falaremos numa próxima ocasião.


Apresentando o Universo: Darkover é um mundo medieval similar a terra, seus habitantes os darkovanos tem como diferencial alguns clãs terem adquirido habilidades psíonicas como a telepatia.

Neste mundo, para as pessoas treinarem seus poderes chamados de Laran existem Torres. Nelas existem membros fixos que monitoram e auxiliam no desenvolvimento e uso dos poderes neste mundo, poís no passado usaram o mesmo para confecções de armas letais (período conhecido como Era do Caos). 


As torres possuem como maior poder a Guardiã. Sempre uma mulher que não pode casar ou ter filhos. É ai que começa nossa história.


Damon Ridenow é um rapaz com o Laran da empatia, ele consegue sentir e curar as pessoas bem como suas emoções. Pessoalmente, isto não ajudou ele em nada na vida, quando finalmente achou um lugar que se encaixasse a Torre. Acabou por se apaixonar por sua Guardiã que ao descobrir o baniu.


Agora Damon, expulso do lugar que considerava seu lar acaba por ir  passar um tempo nas terras de Don Esteban, um lendário espadachin agora aposentado e que tem duas filhas sendo que Damon se apaixona por uma delas.


Em paralelo a isto temos os terráqueos. Sim, Terráqueos ou Terrans. Eles tem o objetivos de construirem um espaço porto no planeta e usar ele como plataforma de escala entre outros mundos. 


Um terráqueo, Andrew Carr está em uma missão de reconhecimento nas montanhas quando sua nave cai. Ao ser quase morto ele acaba por encontrar uma bela moça chamada Callista, mas ela é apenas um espectro da verdadeira.


Para salvar Andrew, a própria Callista uma das filhas de Don Esteban tem que enfrentar seus medos e seus próprios bloqueios internos que adquiriu em seu treinamento na Torre. Em paralelo Damon deve amadurecer como pessoa e também agir para livrar a terra de uma ameaça inimiga eminente.


O livro não é muito famoso e muitos não gostam dele ou o tem como preferido. O interessante é que ele mostra como estes quatro personagens chave se conhecem e dá o background para os acontecimentos de A Torre Proibida. 


Damon se mostra um personagem um tanto fraco logo de cara, sua personalidade só desabrocha na sequência se tornando um dos personagens mais marcantes do universo.


Existem algumas palavras e termos que são ditos na liguagem própria do planeta dos personagens, existe na web um dicionário básico de darkovano para os interessados. Este e outros dados sobre toda a obra de Marion podem ser encontrados no blog: www.mzbuniverse.blogspot.com



Antes que alguém comente alguma coisa do tipo: Você não sabe o que a filha da autora disse dela? Blá blá blá. Tenho a dizer que: o que a autora fez ou deixou de fazer na sua vida particular não importa mais, já que ela morreu em 1994 e não está aqui para se defender. E sua obra é atemporal, e seus escritos marcaram não somente a mim como muitos outros escritores e leitores em todo o mundo. 

Então antes de se afastar da obra sem ler, dê uma chance de conhecer o universo antes de jogar sete pedras sem saber. 
Vale a pena.

Nenhum comentário:



Topo