Oil and water

em terça-feira, 12 de fevereiro de 2019


Oil and Water é uma HQ nacional de Monique Alencar. A história se passa num mundo igual ao nosso, só que melhor, muito melhor, porque é dominado por gatos. E nesse universo, conhecemos Brigitte, uma gatinha tímida e insegura, que acabou de se mudar para a cidade dos seus sonhos, mas ainda não teve coragem de fazer novos amigos.
Essa situação muda quando Charlotte, uma gatinha totalmente o oposto de nossa protagonista,  aparece na história fazendo Brigite se descobrir capaz de encarar a vida de um jeito diferente, e para melhor!


Oil and Water foi financiado pelo catarse e tanto a Josy quanto eu, apoiamos o projeto e recebemos o pacotinho de recompensas no mesmo dia! (Foi muito divertido abrir o whatsApp para mostrar o que tinha acabado de receber e já ter mensagem da Josy falando a mesma coisa!) Ficamos encantadas com o capricho e carinho em cada página, com a leveza da narrativa e os prêmios lindos.

Uma das coisas que mais amei nessa HQ foi a delicadeza da apresentação das personagens,  um casal que no nosso mundo seria LGBTQ+ .  

Na história, essa característica não pesa, não machuca e é encarada naturalmente. Assim como deveria ser por aqui também, mas a gente sabe que o preconceito existe e o quanto a comunidade precisa lutar todos os dias para ter o que na verdade, é um direito universal: respeito.

Ler uma HQ nacional, delicada e com ilustrações tão fofas, que dá vontade de morder as páginas e que ainda nos toca de maneira tão delicada foi uma uma boa surpresa. E dá o que pensar, sobre tantos projetos incríveis que só conseguem vir ao mundo graças ao financiamento coletivo. E aqui levanto a minha bandeirinha: apoiem projetos! Tem sempre muita coisa linda precisando de um olhar atento e um pouquinho de investimento.

Olha essa capa! *.* 
Sobre as personagens de Oil and Water: parte de mim se identificou com Charlotte e parte de mim com com Brigitte. Ainda que elas sejam diferentes como óleo e água, nós somos capazes de sermos o que quisermos, inclusive contraditórios!  Ah e tem o sr. Sardinhas, o barcat mais parça de quem já ouvi falar.

E você, já leu algo que te surpreendeu? Já apoiou projetos no Catarse? Conta que eu quero saber!

Vou ficando por aqui e até a próxima folks!

Nenhum comentário:



Topo