O que raios faz um leitor beta?

em quinta-feira, 14 de julho de 2016

Onde vivem? O que comem? Como se reproduzem?


Eis que essa semana estava betalendo novamente e pensei que esse seria um bom tema aqui para o blog. 

Leitor beta, leitor teste, beta reader ou qualquer outra beta que tenha a ver com leitura, costuma ser uma pessoa (nunca vi bichinhos atuarem como leitores beta, mas vai que...) que recebe um livro antes de ser lançado, ainda no formato digital com apenas a primeira revisão feita. A ideia é que o leitor beta possa fazer uma leitura crítica, apontando furos de narrativa, palavras repetidas ou escritas errado, chamar a atenção do autor sobre como determinado personagem está agindo ou não de acordo com do padrão proposto pelo livro.

Para alguns, receber um livro para leitura beta pode ser uma baita honra. Digo isso por experiência própria, que nesse tempo todo de leitora viciada, acabei recebendo alguns títulos como beta reader. 

Mas afinal, o que é preciso para ser um leitor beta?

Gostar de ler (esse ítem aqui é óbvio dããããããããr)
Parece bizarro dizer que para ser um leitor beta você precisa gostar de ler. Mas é verdade. Se você não se identifica com o gênero literário do livro que está em suas mãos, é muito provável que não entenda a história, ou que ache tudo uma porcaria. Então vale apena prestar atenção se o convite para ser beta de um livro é sobre algo que você goste de ler.

Leitor Beta não é revisor mas...
Não custa nada avisar se encontrar um erro alienígena que passou despercebido na revisão, né? Leitura crítica exige conhecer algumas coisinhas de gramática, como concordância, regência e tempo verbal. Tem outras firulas, mas isso aqui é o básico. Geralmente, quem lê muito acaba incorporando a maneira correta de escrever, mesmo que não conheça explicitamente a regra. Uma vez peguei um livro que a palavra “abarrotado (cheio, lotado)” estava sendo usada no lugar de “amarrotado (amassado)”. Óbvio que, tendo o mínimo de conhecimento semântico, avisei isso para o autor.

Ter bom senso
Tem leitor que mete o pé na porta e quer reescrever o livro inteiro (acredite,tem coisa muito ruim por aí). Mas é exatamente para resgatar livros do umbral que nós, os leitores beta existimos! O Bom senso cabe em ver se as suas sugestões realmente cabem na história que está lendo. Claro que a balança do escritor é quem vai decidir as mudanças que serão feitas. Então saiba desde já que, você pode apostar tudo o que achar bizarro, fora de contexto, e esquisitão. Mas não enlouqueça se o escritor não usar.

Saber respeitar a história que está lendo
Se você está lendo terror, não viaje na maionese querendo enfiar um chic lit no meio que não vai rolar. Preste atenção se o livro está dentro do gênero proposto. Se encontrar alguma coisa muito muito muito nada a ver, avise o escritor imediatamente.

Compromisso com a verdade
Um amigo seu pediu para que você seja o beta reader dele. Uaaaaaaaaal. Mas aí você achou um monte de coisa bizarra, mas deixou pra lá porque, afinal, é o livro do seu amigo e você não quer magoá-lo com a sua opinião sincera.  Cartão vermelho para você. Se um escritor procura um beta é porque ele precisa MESMO ter um retorno sincero sobre o que está escrevendo. Se estiver bom mesmo, ótimo! Mas se tiver coisas para arrumar, avise, pontue, fale, escreva!

Seja Educado
Existem mil maneiras de falar a mesma coisa. E não é porque você precisa ser sincero que vai se tornar um ogro de grossura. Sincero sim, grosseiro nunca. Classe sempre.
Então, liste as coisas que acha que precisa de atenção, aponte palavras grafadas errado, capítulos esquisitos. Ajude o escritor a fazer o melhor.

É legal ser um beta reader?
Só posso falar com base em minha própria experiência. Acho incrível poder participar do processo de criação de um livro, seja apoiando na bookstart ou catarse.me ou fazendo leitura crítica. Quando o livro ganha o mundo físico o coração enche de alegria, sabe?

Como faço para me tornar um leitor beta?
Geralmente os escritores nos convidam. É normal que amigos que escrevem nos peçam nossas opiniões sobre seus projetos literários.

E aí, você tem mais alguma figurinha para trocar sobre leitores beta? Deixe sua dica nos comentários!

Vou ficando por aqui folks!

Nenhum comentário:



Topo