Frio do Além

em segunda-feira, 20 de janeiro de 2020


Autor: Charlaine Harris
Editora: Lua de Papel / LEYA
Gênero: Suspense/ Mistério
Páginas: 248

Frio do Além é o terceiro livro da série “Harper Connelly Mysteries” da Charlaine Harris (autora queescreveu a série de livros deu origem à série True Blood).  Aqui no blog já temos a resenha dos outros volumes da série: Visão do além e Surpresa do além.

Harper Connelly é uma espécie de detetive que tem o dom de encontrar cadáveres de pessoas desaparecidas, e se você já leu as resenhas dos volumes anteriores, já deve saber que ela ganha a vida assim, ao lado do seu irmão de criação Tolliver Lang.

Nesse terceiro livro, o formato do enredo se mantém: Harper é contratada para encontrar um cadáver, dá ruim, ela fica presa na cidade até resolver o mistério para então pegar o carro e ir para a próxima parada (ou seria para a próxima história?). E, mesmo o enredo já sendo familiar, a história conseguiu me arrancar verdadeiros arrepios.

O cenário da vez é a cidadezinha de Doraville, na costa leste dos Estados Unidos. Harper foi contratada para encontrar o corpo de um garoto desaparecido há meses.  O único porém é que junto ao garoto, haviam outros sete corpos, de todos os garotos que vinham desaparecendo da cidade nos últimos cinco anos e que a polícia simplesmente achava que tinham fugido de casa. E o pior: todos os garotos tinham sido torturados e estuprados dias a fio antes de morrerem.


Toda vez que Harper encontra algo de grande porte, se vê obrigada a dar explicações para agentes federais e o diabo a quatro. E nunca pode sair da cidade até que consigam provar que ela não tinha como saber antes onde os corpos estavam ou que não teve participação nos crimes. Mas essa parte tediosa e burocrática fica relegada a segundo plano, pois o fato é que há na cidade um serial killer. Alguém vinha sequestrando, torturando e estuprando garotos ao longo dos anos bem debaixo dos narizes das pessoas da cidade. E essa pessoa ficou bem zangada e atacou a moça que pôs fim às suas brincadeiras. E assim, Harper foi parar no hospital com um braço quebrado e a cabeça rachada.

Por mais que nas histórias anteriores a Harper acabasse passando por situações perigosas, dessa vez a tensão e a urgência de não morrer chegaram com um peso maior. E o horror pelo qual os garotos passaram causa um grande pesar.

Quando Harper finalmente sai do hospital vão acontecendo uma série de imprevistos para que ela permaneça na cidade (como sempre né? Sem isso não tem história) e mais um garoto acaba morrendo.
A dúvida sobre quem é o monstro na cidade vai nos tornando paranoicos ao longo da leitura e me vi analisando os possíveis culpados mais de uma vez. Consegui chegar bem perto de descobrir antes dele ser mostrado no livro.

No desfecho da história há uma sequência de perseguição incrível onde eu realmente esqueci de respirar durante alguns parágrafos.

Nesse volume, o relacionamento entre Harper e Tolliver passa por uma mudança que já vinha sendo anunciada desde o segundo volume, não gerando surpresas.

E há também um mistério que faz parte da busca pessoal da protagonista, cuja irmã desapareceu. Harper tem certeza que sua irmã está morta e, no entanto, nunca conseguiu localizá-la. Imagino que esse mistério seja resolvido no quarto volume da série, “Grave secret” (e que se fosse lançado por aqui receberia o título de “Segredo do além”), que a LEYA não lançou aqui no Brasil. Não lançou nem vai lançar, já que entrei em contato com a editora para saber.

Ainda assim, indico a leitura dos volumes lançados por aqui, pois as histórias de cada um são independentes com começo, meio e fim. E por mais que cada um volume tenha uma ordem cronológica, não afeta em nada a experiência da leitura (embora eu ache que para quem não leu os livros anteriores, fica um pouco abrupto a mudança no relacionamento entre Harper e Tolliver no terceiro volume), que oferece um ótimo passa tempo, flui rápido e tem um suspense envolvente.

Com essa resenha eu fecho as leituras que fiz nas férias. E você, o que andou lendo?

Ah, e se você começou a ler as resenhas dessa série por esse post, sugiro que leia as anteriores aqui e aqui.
Vou nessa e...

Até a próxima folks!



Topo