Entrevista com Betta Fernandes - e o Sorteio de Ano Novo!!

em domingo, 28 de dezembro de 2014

Olá, pessoal! Como vão? Hoje temos um post diferente! Vamos lá? 

No mês de Outubro (Outubro Rosa, sendo mais específico – mês de conscientização pela luta contra o câncer de mama) deu-se o lançamento do livro “A Carreira e o Mercado de Trabalho”, de Betta Fernades (pseudônimo da autora Ana Roberta de Oliveira Fernandes), em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco (Mogi das Cruzes, SP). Em troca de uma lata de Sustagen você ganhava um exemplar autografado pela autora! E em missão para o Barato compareci ao local do evento, o Sr. Café, uma cafeteria aqui de Mogi das Cruzes.

Mas vocês devem estar se perguntando por que razão não postamos antes, não é? Bem, seguramos um pouquinho para aproveitar a chegada de um novo ano daqui a alguns dias e realizarmos um novo sorteio! A Betta nos disponibilizou 3 livros (o já mencionado acima, autografado, e mais dois: "Estrada da Vida" - mais informações abaixo e "A Era das Palavras", volume II - uma antologia bilíngue da qual a autora faz parte com o poema "A Esperança Morta"), e o ganhador do Sorteio de Ano Novo receberá os 3! E começar o ano com dicas sobre carreira e mercado de trabalho (como já diz o nome do livro) é sempre uma boa pedida! Muitos presentes em um para um de vocês, barateiros de plantão! Mas fique atento aos prazos! Na nossa página do facebook você pode encontrar mais informações!

Quem nos colocou em contato com a Betta foi minha ajudante-mor, Tânia Montà, minha mãe! Nunca vi alguém que conhece tanta gente como ela, nossa! Se ela disser que conhece um tio do Napoleão eu não duvidarei hahaha Bem, sem mais delongas: entrevistei a autora, muito simpática, e abaixo vocês podem ler a nossa breve e divertida conversa!


Eu ao lado da Betta Fernandes (quem tirou a foto? alguém adivinha? hihihi).

Luan: Fale sobre sua formação e sobre o início de seu trabalho como escritora.


Betta: Eu me formei em Direito pela Universidade Braz Cubas e tentei fazer vários concursos nessa área. Na verdade, desde os 15 anos eu escrevo poemas, que sempre mantive guardados. E aí eu recebi uma oportunidade nesse meio tempo de uma editora chamada Regência, em São Paulo, para escrever um conto. Foi minha primeira oportunidade! E então escrevi. Estava tendo avaliação do Paulo Coelho nessa editora em São Paulo, e eu fui aprovada. A partir daí a editora me convidou para várias coletâneas. E aí escrevi um livro de Direito, chamado “Provas Ilícitas no Processo Penal”, que era um trabalho que eu já tinha em casa, um trabalho de Direito, e eu só aperfeiçoei e quis publicar. E depois surgiu uma oportunidade com uma amiga minha, que é o “Estrada da Vida”. Ela me disse: “você tem que escrever um livro seu, com outro tema”. Como era uma psicóloga, falou para mim: “escreve sobre ansiedade, que é o mal da humanidade hoje”. Todo mundo é ansioso! Falei: “vamos embora!”.

E aí ela começou a me entregar artigos, livros... E eu comecei a estudar. E escrevemos! Infelizmente quando a publicação estava em andamento ela faleceu em um acidente automobilístico. E eu levei em frente, tanto que tem uma homenagem a ela nesse livro, o “Estrada da Vida”, que eu não imaginava que teria uma repercussão tão grande! E a partir daí escrevi “A Carreira e o Mercado de Trabalho” porque eu queria algo para os jovens. E esse livro aborda as carreiras que estão em evidência, como está o mercado de trabalho, tem estatísticas, fala do Steve Jobs (isso é voltado para jovens e até para nós que estamos trabalhando) e também sobre a inteligência emocional no trabalho: como você segurar sua emoção, como se sair bem em situações de conflito dentro de uma empresa.

Luan: Referente ao livro que você está lançando: o que você quer mostrar aos leitores?

Betta: Este livro visa atingir não só o público jovem, ajudando a encontrar a carreira ideal (falo que não adianta você fazer medicina, por exemplo, porque dá muito dinheiro, e que você tem que fazer aquilo de que você gosta); na parte de mercado de trabalho eu mostro que é um livro para todo mundo. Eu mostro quais são as áreas que estão em maior evidência, um pouco sobre empreendedorismo e a inteligência emocional no trabalho, para quem está empregado hoje (ou mesmo em uma empresa). Ou seja, é um livro voltado para todos de maneira geral.

Luan: Fale um pouco sobre seu processo de trabalho, pesquisas, referências etc


Betta: Então, na verdade, o processo é assim: vem na minha cabeça uma ideia, monto um projeto no papel (o que eu quero, qual o objetivo, estatísticas de como eu tenho que prosseguir na pesquisa); busco muitos livros sobre o tema, busco na internet; e todos os meus livros que você lê eu vou atrás para conversar com o público. Então tem depoimentos nesse livro, no “Estrada da Vida” etc (exemplo: em que a ansiedade atrapalhou a pessoa). Faço enquetes e sempre as cito no livro. E é isso, tudo que se possa imaginar de fontes eu uso!


Luan: Agora no âmbito pessoal: o que você costuma ler?

Betta: Leio de tudo! Hoje, dificilmente você vai ler um jornal, porque está tudo na internet, então para mim as fontes de informação são: twitter, tenho meu blog (jornalístico), entro no Supremo Tribunal Federal, Ministério da Educação... Leio todo tipo de site, notícias da Reuters... Então hoje eu leio isso diariamente e tenho meus livros, tanto romances, romances espíritas, como livros sobre empreendedorismo voltado para negócios etc.

Luan: Você tem alguma dica de leitura para passar pro pessoal? (essa é sempre difícil!)

Betta: Vamos ver... Um que é famoso hoje, de ficção, que me fez chorar - nós fomos ao cinema - é “A Culpa é das Estrelas”.

Luan: E agora você pode encerrar tudo livremente, falar o que quiser como conclusão!

Betta: Escrever é tudo para mim! Me traz calma, me traz paz e me traz conhecimento. Então, quanto mais conhecimento mais bagagem para conversar, para tudo que a gente tem nessa vida. É isso! Praticar a solidariedade, ter amor e ler de tudo! Esse é o meu recado final. E ter bondade, né?

A autora com algumas das integrantes da Rede Feminina
de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco.

E dito isso houve agradecimentos e despedidas. Está bem, não foi tão rápido assim... Cheguei um pouco antes do resto do pessoal para poder conversar mais facilmente com a autora, mas mesmo assim havia bastante gente, fotógrafos... Foi divertido! Precisei repensar algumas perguntas, já que logo na primeira ela respondeu outras três haha Ficou melhor e mais dinâmico do que minha ideia original... E para quem esperava trazer um livro apenas para sorteio, três foi uma grande surpresa! Eu estava ansioso para entrevistá-la. A primeira entrevista desse tipo que eu fiz. E não fiquei muito mais no evento depois disso. A missão foi cumprida com sucesso, afinal! Trouxemos um material bem diferente para vocês! É o primeiro lançamento de livro a que comparecemos, e que venham muitos, não é? E trazer novidades é o nosso lema (ou seria o "porque ler é o maior barato"? Ó, dúvida cruel)!  É o Barato chegando a um público cada vez mais diferenciado, afinal. Tivemos muitas coisas diferentes neste ano, não é mesmo?

Bem, é isso. Tentei abordar com perguntas simples o maior número possível de informações referentes á vida e obras da autora sem deixar com cara de ficha técnica, né? haha Que acharam? Toda crítica, sugestão, opinião ou elogios são bem-vindos! Ficaram curiosos? A autora também disponibiliza nos livros seus contatos:

Facebook: Betta Fernandes
Twitter: @bettabianchi40
E-mail: bettabianchi40@gmail.com

Fica aqui nosso agradecimento especial a ela pelos livros e por nos ceder seu tempo, mesmo que brevemente! E não poderíamos deixar de fornecer algumas informações sobre cada um dos livros, não é? Seguem abaixo, para os curiosos e interessados:
  • "A Carreira e o Mercado de Trabalho":
  • "Estrada da Vida":
  • "A Era das Palavras II": Em mais um projeto coletivo de internacionalização de autores brasileiros a ALB/Suíça vem cumprir o seu papel como entidade internacional, difundindo e consolidando uma literatura de Brasileiros pelo mundo, através de suas antologias bilíngues. A ERA DAS PALAVRAS II vem trazendo em seu bojo a realização de um sonho, que é o de fazer de forma plena o projeto ANTOLOGIAS/ALB, sendo um marco na historia da ALB/Global ter uma Seccional em condições plenas de publicar e editar seus trabalhos coletivos e individuais de seus acadêmicos, parceiros e demais seccionais no Brasil e no exterior. A ERA DAS PALAVRAS II (Português/Alemão) hoje é uma realidade plena, produzida e publicada pela própria ALB/Suíça num projeto de cotas financiado na sua totalidade pelos seus participantes. Isso só foi possível através de parcerias entre a ALB/Suíça e a Gráfica Halley e a Editora Maple, para executar um projeto de qualidade gráfica excelente com valores acessíveis. 
É isso, caríssimas damas e nobilíssimos cavalheiros! Esperamos que tenham gostado! Nos vemos em breve! E não se esqueçam de participar do sorteio!


Nenhum comentário:



Topo