A Ascenção da Sombra - A Roda do Tempo 4

em quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Título: A Ascenção da Sombra
Série: A Roda do Tempo - Volume Quatro
Autor: Robert Jordan
Páginas: 992
Editora: Intrínseca

Se você não leu os demais livros, este artigo pode conter spoilers!!!
Resenhas anteriores: O Olho do Mundo , A Grande Caçada e O Dragão Renascido. 



 Após ser revelado como Dragão Renascido, Rand está tentando lidar com a política local em que todos o vêem como um tipo de salvador agora que ele possui a lendária espada Callandor. O personagem cresce muito neste livro, parando de reclamar sobre seu destino e assumindo um papel ativo na sua narrativa e tomando iniciativa para tomar as rédeas para ser o destruidor do mundo ou não. Mesmo com o medo frequente que seus poderes o enlouqueçam.

Logo no começo do livro os personagens são separados tendo que ir batalhar em diversos fronts e nos fazendo ter uma ideia da vastidão da devastação que o mundo sofreu após a ruptura. Conhecemos mais o povo dos Aiel que até então era um mistério em seus costumes e o que os levou ao isolamento no deserto.

Os Aiel.
Somos também apresentados agora sem máscaras aos membros da Ajah Negra que colocam em prática seu plano de destruir a Torre Branca de dentro para fora. 
Um dos personagens com arco de destaque nesse volume é Perrin. O jovem lobo assume um papel de liderança em sua terra natal que nem o mesmo sabia que tinha. Algumas da melhores cenas de lutas são com ele.  

Mat também ganhou uma personalidade melhor graças a Deus ele finalmente parou de se lamentar pelos cantos e começou a ter objetivos próprios, mesmo que seja de fugir de toda a situaçaõ a sua volta. O personagem ficou bem menos irritante.

Tem algumas partes do livro meio arrastadas que contam acontecimentos do passado, mas são fundamentais para entendermos o desenrolar da trama e o que houve na ruptura passada. 

Mat na capa internacional.
Outros Abandonados aparecem agora como vilões ou aliados inusitados dependendo do que for vantajoso a eles na ocasião. O fim do livro como em toda edição tem um desfechou épico que impacta o leitor e nos prende para o próximo volume e rezando para que a Editora não cancele o lançamento da série total por aqui.

Este ano também foi anunciado uma possível adaptação da série para a TV com protagonista inicial sendo a personagem da Moirraine, no intuito de também deixar o mistério ao espectador de quem será o verdadeiro Dragão.

Recomendo a todos que já acompanham a saga a continuarem e a quem não conhece que não perca a chance de começar.

Obs. Finalmente a Ewgene e o Rand terminaram. Aleluia!!!
 

Nenhum comentário:



Topo